Conheça 10 mitos ou verdades sobre sexo

Tem todo tipo de mitologia erótica.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

1. Pés, mãos e/ou nariz grandes, pênis idem

Mito. Nenhuma parte do corpo masculino indica a dimensão do pênis. ''Os tamanhos da mão, do pé e do pênis são determinados por genes diferentes'', explica Eliano Pellini, chefe do setor de Saúde e Medicina Sexual da Faculdade de Medicina do ABC.

As extremidades do corpo são influenciadas pelo hormônio do crescimento, que pode ser consumido via medicamentos. O tamanho do pênis depende principalmente da quantidade de sangue que ele consegue absorver, predeterminada pela genética. Ou seja: essa história de que existem produtos para aumentar o dito cujo é puro mito.

2. Homens gostam mais de sexo

Mito. Gosto é algo extremamente subjetivo. ''Uma pessoa pode transar pouco, mas gostar bastante de sexo. E vice-versa'', explica a sexóloga Ana Canosa. Há a impressão de que eles gostam mais da atividade sexual porque a ala masculina é educada para manifestar desejo sempre que possível, como forma de reafirmar a virilidade.

Já a mulherada é incentivada a não expressar seus anseios sexuais, muito menos em voz alta. Mas o equívoco de achar que os rapazes têm maior pendor para a coisa também tem raízes biológicas: ''Os homens só precisam de um incentivo visual para se excitar. O tesão feminino depende de fatores emocionais e hormonais'', esclarece Amaury Mendes Júnior, ginecologista e terapeuta da Sociedade Brasileira de Estudos em Sexualidade Humana.

Nas mulheres, a vontade de transar é diluída. O pico ocorre durante a ovulação e diminui no período menstrual. Para quem afirma que eles gostam mais de sexo porque têm mais testosterona do que elas, um lembrete: há homens que apresentam níveis de testosterona mais altos do que outros. Nem por isso, gostam mais de transar.

3. Esperma faz bem para a pele

Mito. Nenhuma pesquisa científica atesta eventuais benefícios do contato do esperma com a pele. Então, não se anime com a ideia de que seu namorado tem uma fábrica de cosméticos dentro da cueca. Segundo a dermatologista Maria Elisa Bianchi, a crença apareceu porque o líquido seminal contém vitamina C, enzimas, cálcio, potássio, zinco, ácido cítrico, frutose e açúcar, substâncias que permitem que os espermatozoides cheguem até o óvulo.

Vale lembrar que sexo oral transmite doenças. Portanto, use camisinha! E, aviso às mais neuróticas: uma colher de chá contém 20 calorias. Melhor e mais gostoso você comer logo um biscoito de maisena.

4. Solteiros fazem mais sexo do que casados

Mito. Embora a frequência sexual de um casal venha a cair com o passar dos anos, ela ainda é maior do que a dos solteiros. A pesquisa Sexualidade dos Brasileiros feita pelo Data folha com 1.888 pessoas entre 18 e 60 anos mostra que 24% dos casados fazem sexo todos os dias contra 12% dos solteiros. O raciocínio é simples: os descomprometidos podem até ter mais liberdade, mas precisam esforçar-se mais para conseguir sexo.

5. Amendoim e ovo de codorna são afrodisíacos

Mito. Não há comprovações científicas de que amendoim, ovo de codorna ou qualquer outro alimento ajam diretamente no desejo sexual. O que há de fato são alimentos que melhoram aspectos fisiológicos, como a melhora de fluxo sanguíneo, contração muscular ou regulação de hormônios sexuais.

6. A posição que mais facilita o prazer feminino é: por cima

Meia verdade. A posição não é garantia absoluta de orgasmo. ''Nela, a mulher fica livre para estimular o clitóris com a mão e controlar o vai e vem da forma que mais lhe agrada. E também se sente no domínio da situação'', diz Carla Cecarello, coordenadora do Projeto Ambulatório da Sexualidade.

7. Mulher não gosta de sexo anal, já os homens adoram

Mito. Segundo a pesquisa Sexualidade dos Brasileiros, 57% das entrevistadas são admiradoras da prática. Por muito tempo, o sexo anal foi visto como coisa vulgar, o que até hoje impede que algumas mulheres assumam o gosto pela coisa. ''Muitas só praticam com quem julgam ser o príncipe encantado, como se guardassem parte de sua virgindade para um cara especial'', diz a sexóloga Ana Canosa.

8. Todo homem fantasia fazer sexo com duas mulheres

Quase verdade. ''A maioria dos homens sonha transar com duas mulheres ao mesmo tempo'', diz a sexóloga Jaqueline Blender. A fantasia recorrente tem lá suas razões: demonstrar virilidade ao satisfazer mais de uma parceira ou até ter o prazer estético de ver duas mulheres juntas. ''Poucos homens a transformam em experiência real porque há o medo de não dar conta das duas mulheres'', explica Jaqueline.

9. Grávidas e mulheres menstruadas ficam taradas

Nem mito, nem verdade. A vontade de transar nesses dois estados muda de mulher para mulher. Grávidas têm maior vasocongestão pélvica, o que aumenta a irrigação sanguínea nos genitais, facilita a excitação e pode provocar orgasmos mais intensos.

Algumas mulheres veem a gestação como o auge de sua feminilidade e isso aumenta o tesão. Mas a gravidez traz mudanças hormonais. ''Nessa fase, ocorre um aumento da progesterona, hormônio que permite que o útero possa receber o embrião e seu desenvolvimento. Em contrapartida, essa substância deixa a mulher com a libido em baixa'', explica Alexandre Pupo, ginecologista do Hospital Sírio Libanês. Nos primeiros meses, muitas passam mal, têm receio que o sexo possa provocar algum problema no feto e preferem diminuir o ritmo sexual.

Já no período menstrual, a progesterona e o estrogênio - hormônio que atua na sensação de bem-estar e no apetite sexual -, caem. Por isso, algumas mulheres ficam mais sensíveis e preferem um chamego a uma transa cinematográfica. Há também as que acham meio anti-higiênico ter relações durante o fluxo. Mas existem as que aproveitam que as probabilidades de engravidar são mínimas - e transam muito!

10. Homens gostam de dormir após o sexo

Verdade. Depois do gozo, há uma descarga no organismo de ocitocina, hormônio que promove a sensação de bem-estar, acentua o vínculo afetivo e ajuda no relaxamento muscular. O sangue sai totalmente do pênis, enquanto a pelve demora um pouco mais para se esvaziar. Por isso, os homens relaxam mais rápido - e as mulheres ainda têm possibilidades de ter mais um orgasmo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES