Conheça a verdadeira história do figo

Muita gente não sabe, mas o figo não é uma fruta

Conheça a verdadeira história do figo | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Você sabia que o figo não é uma fruta? Pois é! Ele na realidade é uma flor invertida que floresce internamente, e depois de madura dá origem a nosso pseudofruto.

Para que as flores e os frutos possam continuar existindo, é necessário que alguns insetos façam a polinização interna da fruta. Para conseguir fazer isso no figo, a única espécie capaz dessa proeza é a vespa do figo.

O que torna isso nojento é o fato da vespa precisam entrar no fruto, tanto para polinizar, quando para se reproduzir, porque é dentro dos figos que elas têm suas larvas e as alimentam.

Mas a parte mais chocante é que a vespa mãe, que entra para ter acesso ao pólen e para procriar, nunca mais consegue sair de dentro do figo. A passagem que ela usa para a polpa é tão estreita que suas asas e antenas são arrancadas. Ficando aprisionada dentro do figo para sempre.

Com isso, em cada figo que você come, existe pelo menos 10 corpinhos de vespas mortas.

Esse processo é importantíssimo para as duas partes. Nem as figueiras conseguiriam completar o ciclo da vida sem as vespas do figo, nem estes pequenos insetos seriam capazes de se reproduzir sem a ajuda dos figos.

Se servir de consolo, você não consome os corpinhos das vespas aprisionadas ali dentro, já que o próprio pseudofruto conta com a ficina, uma enzima que “digere” os insetos mortos e os transforma em uma porção extra de proteína para a flor.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES