Contato com cães reduz risco de alergias em bebês, diz estudo

Cães têm micróbios que protegem de alergia e obesidade

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Para além da companhia e das fofuras que os cachorros proporcionam aos seus donos, estudo da Universidade de Alberta, no Canadá, concluiu que o contato pode dar mais proteção a alergias às crianças no início da vida.

Em avaliação das fezes de bebês que moram em casas com pets, os pesquisadores encontraram níveis elevados de dois tipos de bactérias, Ruminococcus e Oscillospira, associadas, respectivamente, a riscos menores de ter doenças alérgicas e obesidade. Havia o dobro desses micróbios, em comparação com os resultados de bebês de casas sem cachorros.

A equipe de cientistas, ao longo de duas décadas de estudo com amostras de cocô de crianças, chegou à conclusão de que, entre quem cresceu na companhia de cães, as taxas de asma são mais baixas.

A proteção a alergias acontece porque esses microorganismos alteram as bactérias intestinais responsáveis pelo desenvolvimento da imunidade dos pequenos. Para garantir esse efeito, porém, alertam os pesquisadores, a convivência precisa se dar em um período específico da vida: desde o útero até os três primeiros meses fora da barriga. Sim, a convivência da grávida com cães também já produz efeito indireto, descobriu a equipe liderada por Anita Kozyrskyj, epidemiologista pediátrica da universidade canadense.

"Há uma janela crucial de tempo, na qual a imunidade intestinal e os micróbios se desenvolvem simultaneamente, e quando as intervenções no processo resultam em mudanças na imunidade intestinal", diz ela, que não descarta a aplicação do estudo na indústria farmacêutica, com uma espécie de "cachorro em forma de pílula".

"Não é exagero pensar que a indústria farmacêutica poderá tentar criar um suplemento com esses microbiomas, assim como foi feito com probióticos", afirma a pesquisadora.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES