Criado em laboratório na China, cachorro “mutante” choca cientistas

Cientistas temem algo parecido com os humanos devido o DNA.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Desde que os cientistas conseguiram clonar seu primeiro animal – a ovelha Dolly, em 1996 – , lançou-se uma corrida acirrada para desenvolver tecnologias cada vez mais avançadas em termos de engenharia genética.  

O tema é polêmico e levanta debates sobre bioética, responsabilidade científica, eugenia e muitos outros. Porém, enquanto partes da comunidade científica debatem os aspectos morais de um “animal mutante”, outras avançam nas técnicas de clonagem e modificam o código genético de diversas espécies.

O pequeno Long Long, um Beagle nascido na China, é um exemplo recente do desenvolvimento da engenharia genética. Criado em laboratório, o filhote “ mutante ” foi considerado um sucesso e ficou conhecido no mundo todo, já que, de acordo com David King, diretor do Human Genetics Alert (HGA), explicou ao portal "Express", é muito difícil conseguir clonar um cachorro.

Para que o filhote pudesse nascer, os cientistas modificaram o código genético de 65 embriões, dentre os quais 27 nasceram. Ele, no entanto, é o único "supercão" , já que os cientistas retiraram do seu DNA o gene responsável pela síntese da proteína miostatina – responsável por controlar o crescimento muscular. Ou seja, Long Long terá o dobro da massa muscular de um beagle normal, e provavelmente, será muito mais rápido e forte do que os seus irmãos.

Por mais que os pesquisadores expliquem que os testes são realizados para auxiliar, futuramente, pesquisas médicas sobre doenças como o Mal de Parkinson, alguns cientistas estão preocupados com tais avanços da engenharia genética, especialmente porque o genoma canino é muito parecido com o DNA dos seres humanos.

David King, por exemplo, declarou ao “Express” que tem um certo receio do desenvolvimento desta tecnologia chinesa, porque ela mostra que estamos a poucos passos de conseguir alterar a genética humana – e caminhar rumo à eugenia .



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES