Descubra 10 coisas que toda mulher deveria saber sobre sexo e sua saúde

Veja como cuidar corretamente da região vulvovaginal e evitar doenças

Sexo | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Fazer sexo regularmente faz bem à saúde. O sexo saudável, consensual e satisfatório promove relaxamento, prazer e cumplicidade entre os parceiros. A ginecologista Patrícia de Luca, coordenadora de colposcopia e histeroscopia do Fleury Medicina e Saúde, lista algumas informações importantes que toda mulher precisa saber sobre o assunto:

1 – O nome correto da genitália externa feminina é vulva, e não vagina. A vulva é parte visível do genital feminino. Já a visualização da vagina só é possível através do exame ginecológico.

2 – Para que se tenha uma relação sexual segura e sem riscos, deve-se ter um único parceiro e usar preservativo.

3 - A dor durante as relações sexuais pode acontecer dependendo da posição do casal no momento da penetração. Essa dor é esporádica e melhora com a mudança de posição, não significando presença de patologia. No entanto, a dor frequente em todas as relações é algo que merece investigação diagnóstica.

4 – Ter irritação e vermelhidão vulvovaginais não é normal. Elas podem ser decorrentes de alergia ao látex do preservativo, falta de lubrificação vaginal ou ainda a presença de vulvovaginites.

5 – Se a área já estiverem irritadas e vermelhas, fazer sexo aumenta as a chance de piorar o quadro, uma vez que o atrito e/ou contato com secreções do homem provocarão mais irritação. O ideal é que a mulher esteja saudável para a prática da relação sexual.

6 – As doenças sexualmente transmissíveis mais comuns são a infecção pelo vírus HPV, herpes genital e infecção pela clamídia (Chlamydia trachomatis). Os sintomas costumam ser dor pélvica, corrimento, lesões verrucosas ou ulceradas em vulva e vagina.

7 – Uma vez ao ano a mulher precisa fazer exame clínico ginecológico e exames laboratoriais, entre eles, colpocitologia oncótica (Papanicolau), pesquisa do vírus HPV, pesquisa de clamídia (Chlamydia), pesquisa de gonococo e sorologia para sífilis para verificar a possível existência de algum problema.

8 – Ainda não existe tratamento definitivo para o herpes vírus. Uma vez contaminada, a mulher terá episódios recorrentes de pequenas lesões vesiculosas e posteriormente ulceradas acompanhadas de prurido e ardência, com frequência variável. Para as demais patologias há tratamento, se diagnosticadas corretamente. Vale lembrar que, a infecção pela Chlamydia pode ser assintomática e pode levar à doença inflamatória crônica e à infertilidade, por isso a importância do exame específico periódico.

9 – Durante o tratamento de lesões vaginais e/ou vulvares e durante o uso de antibióticos é recomendável a abstinência sexual.

10 – A higienizarão após a relação sexual deve ser somente vulvar, ou seja, externa. As duchas vaginais, a limpeza do canal vaginal é contraindicado, pois altera a flora vaginal normal acarretando a presença de infecções oportunistas. Assim, a higienização deve ser somente externa com água e sabonete neutro.

Clique aqui e curta a página do meionorte.com no Facebook

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES