Dúvida sobre aparência da vagina é preocupação de muitas mulheres

Não existe um visual certo ou errado para as vaginas.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Durante sua participação ao lado da irmã Simone no programa "Altas Horas", da Globo, Simaria fez uma pergunta a Laura Muller, que, apesar de ter arrancado risadas da plateia, é motivo de insegurança de muitas mulheres.

A cantora perguntou sobre um tipo específico de cirurgia íntima, para a região do clitóris. "Quando ele [o clitóris] é grande, se fizer a cirurgia, é verdade que você fica com tesão de 53 macacos todo dia?", perguntou Simaria com o bom humor habitual.

Laura respondeu que há diversos tipos de cirurgias para a região genital, e que, para ter mais detalhes, precisaria saber se é uma intervenção apenas estética ou se de fato teria benefícios para o prazer. "Pode ser que deixe o clitóris em evidência", falou ela, sobre uma das possibilidades.

A seguir, entenda melhor os tipos de cirurgias íntimas disponíveis e seus efeitos na região genital feminina.

Aparência da região íntima: sem neuras

Apesar de termos em mente uma aparência "padrão" que a vagina deve ter - muito influenciado ainda pela indústria pornográfica -, não existe um visual certo ou errado. Assim como ocorre em outras partes do corpo, cada região íntima tem suas peculiaridades e isso não deveria ser motivo de vergonha.

O próprio clitóris, apesar de ter um tamanho médio (1,6 cm a porção externa, segundo estudo publicado pelo Journal of Minimally Invasive Gynecology), pode variar muito de dimensão, sendo mais ou menos evidente.

No entanto, esta é uma preocupação enorme para muitas mulheres. Tanto que as brasileiras estão em primeiro lugar no número anual de labioplastias, cirurgia de redução dos pequenos lábios. De acordo com a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), por aqui aconteceram 23.155 procedimentos, apenas em 2016.

Cirurgias íntimas: como funcionam?

Porém, no caso de problemas funcionais - como dor no sexo, dificuldade de higienização ou mesmo falta de prazer, como questionado por Simaria -, as cirurgias íntimas podem ser indicadas.

"Ter os pequenos lábios grandes demais, por exemplo, pode chegar a atrapalhar a higienização do local e até mesmo o conforto durante o sexo, já que a pele saliente pode entrar e sair durante a penetração", conta André Colaneri, cirurgião plástico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Neste caso, é indicada a labioplastia, que retira o excesso de pele. A operação é feita com laser e a paciente pode retomar as atividades normais em três dias.

A cirurgiã plástica Eliane Hwang conta que ainda existem cirurgias disponíveis para reduzir o volume do púbis e da parte interna das coxas, assim como diminuir a flacidez do períneo e até adicionar volume ao local, por meio da lipoescultura e da lipoenxertia.

No caso da cirurgia no clitóris, o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Sebastião Nelson Edy Guerra, explica que muitas mulheres se incomodam com o tamanho do seu clitóris e desejam diminuí-lo.

No entanto, a área tem milhares de terminações nevosas importantes para propiciar o prazer feminino. Por isso, o especialista desaconselha procedimentos no local, já que qualquer erro cirúrgico pode ser irreversível, podendo prejudicar a vida sexual dessa mulher para sempre.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES