Ela não quer sexo na gravidez, e agora? Saiba como resolver isso

O sexo na gravidez costuma ser um problema entre os casais

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O sexo na gravidez costuma ser um problema entre os casais, isso porque muitas vezes o homem costuma querer e a mulher, não. Caso esteja passando por essa situação, já deve ter percebido que conforme a gestação avança, a parceira tem cada vez menos vontade de ter relações sexuais. Isso é comum, mas separamos algumas dicas para tentar encontrar uma boa solução para ambos.

A fisioterapeuta pélvica Débora Pádua explica que o sexo na gravidez é realmente algo complicado porque a mulher fica diferente, e o homem precisa entender isso. “Os hormônios modificam a mulher e, teoricamente, ela não tem tanta necessidade e desejo por sexo, tudo porque o foco passa a ser a gestação, é como se fosse a lei da procriação.”

Fora isso, a especialista alerta que muitas mulheres se sentem incomodadas com o próprio corpo, pois elas engordam, ficam inchadas, sentem alterações nos seios e enjoam, todos esses fatores podem influenciar no desejo e deixar a mulher indisposta. Também pode ser difícil encontrar uma posição sexual confortável, e muitos casais sentem medo de ter relação pela proximidade do pênis com o útero.

Com todas essas transformações, o primeiro passo é conversar com a parceira para entender por qual motivo ela está evitando o sexo. “É extremamente importante o homem ter essa conversa com a mulher, porque você vai perceber que ela não perdeu o desejo por ele, às vezes, é apenas a situação que ela se encontra que não é muito favorável ao sexo”, pondera Débora.

Fazer investidas na parceira não é um problema, mas se ela não ceder ou disser que não quer transar é fundamental respeitar essa decisão e para de insistir. Ainda há casos em que o homem também fica com medo de fazer sexo com a parceira por conta da gravidez, achando que pode machucar o bebê.

Independente da situação, o primeiro cuidado que o casal deve tomar é perguntar para o obstetra se estão liberados para ter relações. “Somente o médico poderá dizer com propriedade se o casal pode fazer sexo tranquilamente ou se é necessário esperar um tempo ou tomar mais cuidados. Na maioria das vezes, os futuros pais são liberados para fazer sexo durante a gravidez sem grandes restrições”, fala a fisioterapeuta pélvica.

Como controlar o desejo?

O casal precisa estar alinhado. Tem mulheres, por exemplo, que têm medo da penetração, mas elas podem reagir muito bem às preliminares, ao sexo oral e à masturbação (fazendo ou recebendo). “O casal pode se divertir muito sem a penetração”, acrescenta a especialista.

Outra sugestão dada por Débora é o homem se masturbar durante esse período sem sexo. “Existem vários tipos de masturbadores hoje em dia que podem ser usado com lubrificante. Essa pode ser uma alternativa interessante porque a masturbação ajuda a controlar o desejo constante por sexo.”

Caso a mulher queira ter relações sexuais, vale tomar alguns cuidados. A fisioterapeuta pélvica explica que a mulher fica muito sensível emocionalmente e as regiões do corpo também, como o seio que tende a ficar dolorido. “Outro cuidado é com a penetração profunda porque o pênis pode encostar no colo do útero e causar um pequeno sangramento”, alerta.

A penetração com mais força também deve ser evitada, mesmo que a mulher goste disso, pois o corpo dela está diferente e mais sensível. “É importante respeitar essas limitações durante esses nove meses, é apenas um período”, aconselha. Também é importante ser mais carinhoso e caprichar nos elogios, pois, como foi já foi dito, a mulher costuma não se sentir atraente grávida.

Posições sexuais mais indicadas para o sexo na gravidez

As posições sexuais costumam variar conforme a gravidez vai avançando. No começo da gestação, a barriga ainda é pequena e a mulher consegue fazer algumas posições como a “de quatro” e a “de lado”. Conforme a barriga vai crescendo, os movimentos vão ficando mais limitados e incômodos.

“No final da gestação, a mulher pode ficar um pouco tonta ao ficar de barriga para cima, então ficar mais reclinada pode ser a melhor solução. Além disso, vale lembrar que a maioria dos casais já possuem posições favoritas e é interessante tentar adaptá-las para o sexo na gravidez , assim ambos continuação sentindo prazer”, conclui Débora.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES