Médicos alertam que fazer sexo menstruada aumenta chances de contaminações

Uso de camisinha é essencial para evitar doenças sexualmente transmissíveis

Sexo | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Transar ou não transar durante o período menstrual é uma dúvida que muitas mulheres ainda têm. Algumas por desconforto, outras por acharem que não é recomendado. A ginecologista Vera Fonseca, diretora administrativa da Febrasgo (Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia) esclarece que não há nenhum problema em transar quando se está menstruada. Mas alerta para o aumento das chances de se contrair uma infecção. “O sangue é um meio de cultura e, por isso, o sexo durante o período menstrual precisa ser feito com camisinha sempre, para evitar qualquer risco”, afirma.

Já as chances de engravidar nesse período são realmente muito pequenas. “Nos primeiros dias da menstruação realmente não há possibilidade de gravidez. Mas uma mulher que fica menstruada de 7 a 10 dias, nos últimos dias já não tem mais a menstruação em si, mas apenas algum restinho de sangue, então o risco já passa a existir”, explica. Também nesses casos, o uso da camisinha é fundamental para garantir toda a segurança.

Há quem diga que no período menstrual a sensibilidade e o tesão aumentem. Mas segundo a ginecologista, não há nenhuma comprovação do ponto de vista hormonal. O que ocorre é que, por saberem que não vão engravidar, muitas mulheres ficam mais tranquilas e relaxadas, o que faz com que o sexo seja melhor. Tudo depende de cada pessoa e do quanto ela se sente a vontade para transar. Normalmente quem opta por ter relações nesse período são casais que já possuem uma intimidade maior. Mas, para algumas mulheres, mesmo com intimidade a situação pode ser um incômodo. Segundo a ginecologista, isso pode ocorrer devido à falta de lubrificação, que não ocorre por causa do sangramento. “O organismo funciona para a relação sexual com fins de procriação, então quando a mulher está menstruada, as taxas hormonais não estão compatíveis para que ela tenha lubrificação, que é maior no período da ovulação”.
 

Clique e curta o Portal Meio Norte no Facebook



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES