Mulher lembra de tudo desde quando eram recém-nascida

Ela tem uma memória autobiográfica altamente superior, que é raro

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Todo mundo tem uma lembrança de quando era pequeno que tenha marcado a infância. Um aniversário surpresa, o nascimento de um irmão ou a chegada de um animal de estimação podem ficar registrados em nossa memória. Mas já pensou lembrar de todos os dias de sua vida, desde que era um recém-nascido? Pode parecer brincadeira, mas uma mulher australiana revelou sua habilidade surpreendente que a faz recordar de cada detalhe de sua vida desde que tinha 12 dias de vida.

Rebecca Sharrock, de Brisbane, na Austrália, tem o que os especialistas chamam de Memória Autobiográfica Altamente Superior (HSAM, na sigla em inglês), que é uma condição rara que lhe dá uma memória extraordinária.

Ela contou que se lembra, não só de tudo o que aconteceu no seu dia, mas todos os detalhes irrelevantes desde seus primeiros dias de vida, incluindo o que vestiu, o que comeu, ou até mesmo a previsão de tempo.

Rebecca criou um blog, em que divide suas experiências ao longo de seus 27 anos. Lá ela já declarou que pode recitar todos os livros de Harry Potter – sua saga preferida - palavra por palavra.

Outro post descreve a memória mais antiga que ela tem, que é sobre seus pensamentos como bebê, e seu presente de primeiro aniversário.

Com apenas 12 dias de vida, ela se recorda de seus pais colocá-la no banco do motorista do carro antes de tirar uma fotografia dela. "Eles me levaram para o lugar do motorista do carro, ideia do meu pai, e me fez posar para uma foto", registrou a australiana.

"Como era um bebê, eu estava curiosa para saber o que era cobertura do assento e o volante, que estava acima de mim.”

Ela também postou sobre curiosidades do dia que comemorou seu primeiro aniversário, e como ela se debulhou em lágrimas quando sua mãe a vestiu em um vestido de cetim que lhe provocou coceira.

"Eu não tinha noção do que estava acontecendo, tudo que eu sabia era que a minha mãe estava me colocando em um vestido de cetim que fazia meu corpo inteiro coçar, e eu estava chorando", lembrou Rebecca.

“Naquele dia, meus pais também me deram um brinquedo de pelúcia, uma Minnie Mouse, cujo rosto me aterrorizou, embora eu não pudesse dizer isso. Tudo o que eu podia fazer era chorar e afastá-lo sempre que o via”, comentou a jovem.

A australiana disse também que se lembrou do nascimento de sua irmã mais nova, Jessica, pouco depois de seu segundo aniversário, e de como ela teve que dividir suas roupas e brinquedos.

"Logo após eu ter completado dois anos minha irmã nasceu. Eu não entendia o que significava isso naquela época e estava muito mais interessada em brincar com meu trem de brinquedo”, afirmou.

Síndrome é rara, mas Rebecca não é a única

A jovem é apenas uma das 80 pessoas em todo o mundo que podem se lembrar de todos os dias de suas vidas.

A condição não é sempre vista pelo lado positivo pela jovem. "Isso me faz incapaz de esquecer qualquer dia da minha vida, e eu também estou constantemente revivendo meu passado – emocionalmente - em detalhes bem definidos", disse ela.

Atualmente, Rebecca está participando de dois estudos de pesquisa sobre memória, em uma tentativa para encontrar respostas sobre como a mente trabalha. "O único propósito é encontrar respostas sobre o modo como a memória de todos funciona, e encontrar algo que possa ajudar as pessoas com demência e Alzheimer", completou.




Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES