Novo plástico é capaz de resfriar tudo o que toca em até 10 °C

Produto tem potencial para ser produzido em larga escala

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Cientistas acabam de desenvolver um novo material capaz de trazer algum alívio para o calor. O material consiste em um filme plástico fundido com pequenas esferas de vidro. O “plástico” quando combinado a uma película de prata similar às usadas em espelhos é capaz de resfriar a superfície em que encosta em até 10 °C.

A maior vantagem aqui é que o material pode ser produzido a baixo-custo, tem potencial para fabricação em larga-escala e já oferece várias aplicações, como, por exemplo, na construção de edifícios ou, ainda, em equipamentos que funcionam melhor em baixas temperaturas.

Novidade

Durante o dia, a maioria dos materiais e até as pessoas absorvem parte dos raios solares e, por isso, esquentam. Mas, conforme o tempo passa, vão emitindo parte dessa energia de volta e resfriando aos poucos. Pensando nisso, pesquisadores têm procurado materiais capazes de absorver a menor quantidade de luz possível, mas que ainda continuem a emitir energia.

Alguns cientistas na Califórnia já tinham criado um material capaz de resfriar superfícies em até 5° C, mas, para isso dependiam de tecnologias que encareciam seu produto. Um cientista de materiais da Universidade do Colorado, Xiaobo Yin, leu esta pesquisa e pensou em uma forma mais simples de produzir o material.

Usando esferas de vidro de aproximadamente 8 micrômetros de diâmetro, pouco maior do que uma célula sanguínea, Yin e sua equipe conseguiram uma poderosa forma de emitir grande parte da energia de volta.

Juntando todos os componentes, os cientistas conseguiram um filme que absorve apenas 4% dos fótons que vêm do Sol. Mas o mais surpreendente é o preço! Yin conseguiu fabricar seu material com custo de apenas 25 a 50 centavos de dólar, ou o equivalente a cerca de R$ 0,77 a R$ 1,55, para cada metro quadrado.

Os cientistas já pensaram em utilizar esse novo plástico nos sistemas de resfriamento de prédios e para aumentar a eficiência das células solares. Mas com certeza teremos muitas outras aplicações para o novo material.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES