Saiba como identificar se você possui compulsão sexual e como tratar

Especialista fala sobre o lado médico e clínico da ninfomania

compulsão sexual | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O filme "Ninfomaníaca" estreou recentemente nos cinemas e, desde então, se tornou um dos temas mais comentados. Dirigido pelo polêmico cineasta Lars Von Trier e estrelado por Charlotte Gainsbourg, o longa conta a história de uma ninfomaníaca autodiagnosticada que, depois de uma surra, conta seu passado para um homem mais velho. Com muitas cenas de erotismo e sexo explícito, o diretor tenta derrubar os tabus relacionados a esse distúrbio psiquiátrico.

O que é a ninfomania?

Apesar de todos esses fatores sexuais atraírem espectadores para as salas de cinema, empolgados por acreditarem que se trata de uma obra pornográfica, o filme trata, na verdade, de um problema realmente sério que é a compulsão sexual. “A questão toda está no imaginário popular das pessoas sobre o que é ninfomania. A maioria acredita que a protagonista seja uma mulher tarada e louca por sexo, e, que estar com uma mulher assim é um sonho para os homens que desejam realizar fantasias e fetiches. Outros olham para essa mulher como pecadora devassa. No entanto, o que muitas pessoas desconhecem é o lado médico e clínico da ninfomania e os problemas que essa compulsão traz para a vida das mulheres que sofrem dele”, explica o médico e treinador comportamental Jô Furlan.

Ele diz que, ao contrário do que muita gente  acredita, a mulher diagnosticada como ninfomaníaca não busca o prazer nas relações sexuais. “A ninfomania é um transtorno psiquiátrico sem razão biológica, considerada uma compulsão, que não tem relação com a produção de hormônios libidinosos que geram o prazer – assim como a compulsão por comida, bebida e compras. Ela acontece quando o paciente não consegue controlar os impulsos por sexo".

Esse distúrbio pode causar muitos problemas na vida das mulheres, como, por exemplo, a dificuldade em manter uma relação estável com um único parceiro e até mesmo a permanência em um emprego, já que não há controle da compulsão. "Muitas acabam fazendo sexo em qualquer local e com qualquer pessoa. Vale ressaltar que, mesmo com a prática constante, muitas ninfomaníacas não são boas de cama, afinal, não transam por prazer, e sim por vício”, afirma.

Como tratar a compulsão sexual

A recomendação do especialista é que as mulheres com sintomas de ninfomania procurem um médico assim que perceberem que não possuem controle sobre os impulsos de fazer sexo e também a partir do momento que isso começa a interferir na vida pessoal e profissional. "Em primeira estância a mulher deve procurar um terapeuta que vai ajudar a identificar se os sintomas são mesmo de ninfomania, pois muitas mulheres que possuem a libido mais aflorada e sofrem repressão religiosa ou familiar às vezes se consideram ninfomaníacas e não são", diz.

Sendo diagnosticada como ninfomaníaca, a mulher deve ser encaminhada a um psiquiatra, que irá tratar o caso com os remédios adequados. "O tratamento para ninfomania envolve remédios e terapia. Já houve casos de mulheres que desenvolveram a ninfomania devido a tumores cerebrais, no entanto são casos isolados. A medicina ainda não encontrou razões biológicas que provoquem essa compulsão, como também não há respostas para a compulsão alimentar. Sem esquecer que esse transtorno atinge apenas mulheres. Quando atinge os homens, essa compulsão é denominada satiríase. Ambas têm como características a culpa e o mal estar", finaliza.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES