Secar a vagina com secador de cabelo após o sexo é correto?

O questionamento foi feito para a sexóloga do Altas Horas.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A apresentadora e dançarina Carla Perez fez uma pergunta curiosa à sexóloga Laura Muller em uma edição do programa Altas Horas (TV Globo). A eterna "loira do Tchan" questionou a prática inusitada que é adotada após o sexo por algumas mulheres. Entenda:

"Olha, eu recebi uma mensagem também, da minha amiga Regina", brincou Perez, em referência às diversas pessoas da plateia que relacionam suas perguntas a terceiros. "É verdade que depois que as pessoas fazem sexo é bom secar a vagina com secador de cabelo?", indagou.

Laura e a plateia riram diante do questionamento a respeito da prática que, segundo Carla, foi divulgada na internet. "Se fosse antes [do sexo], eu diria que é para esquentar a relação, mas depois?", insistiu.

Laura respondeu à pergunta inédita com recomendações médicas de o que fazer após o sexo. "A mulher tem de ir ao banheiro fazer xixi, é uma boa dica para evitar cistite ou infecção urinária. Tem de lavar com o sabonete, que pode ser o íntimo ou outro que ela preferir, e secar com uma toalha. Agora, eu não entendi qual seria a função do secador. Talvez seja para ficar bem sequinho, como secar o pé?", finalizou a especialista.

O ginecologista Humberto Tindó, do Hospital Quinta D’Or, explica que usar secador de cabelo na vagina tem como objetivo deixá-la mais seca e, assim, reduzir o número de doenças genitais, como a candidíase.

Apesar disso, o ideal é realizar a ação após a lavagem íntima, e não depois do sexo, conforme disse Carla Perez.

"Não há comprovação da eficácia dessa medida, mas de alguma forma ela funcionava na antiguidade e hoje é repetida", explica o especialista.

Riscos

Usar o aparelho pode ser bom pois a secura evita a proliferação de fungos, que gostam de ambientes úmidos, mas ainda assim podem haver infecções por outros fatores.

Apesar de ter certa eficácia, a técnica não é indicada porque pode resultar em queimaduras e fragilizar demais o ambiente vaginal, que requer um pouco de umidade para se manter saudável. "A melhor recomendação é buscar um ginecologista e secar a vagina com secador somente se ele indicar", explica o médico.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES