Ancine contrata OS para cuidar dos acervos da Cinemateca

Termo permite a gravação e recuperação de toda a programação dos canais de TV por assinatura, além da gestão do acervo documental

Cinemateca | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Agência Nacional do Cinema (Ancine), entidade vinculada à Secretaria Nacional da Cultura, do Ministério da Cidadania, contratou a Associação Roquette Pinto (Acerp) para a realização de serviços que pertencem à Ancine, mas que funcionam no âmbito da Cinemateca Brasileira.

O contrato por dispensa, uma modalidade da Lei de Licitação, permitirá que a Acerp dê continuidade às ações voltadas para o fortalecimento da indústria audiovisual nacional, por meio da execução de alguns projetos.

Entre as atividades estão o acompanhamento da Plataforma de Monitoramento da Programação de Serviço de Acesso Condicionado – MP-SeAC, que permite a gravação e recuperação de toda a programação dos canais de TV por assinatura. Isso possibilita a consulta dessa programação para fins de fiscalização, fomento e regulação, nos diferentes segmentos do setor audiovisual.

Além disso, o contrato vai viabilizar a gestão do acervo documental da Ancine que está na Cinemateca e o próprio depósito legal, de responsabilidade da agência. Previsto na Lei do Audiovisual, o Depósito Legal tem como objetivo garantir que toda obra audiovisual resultante da utilização de recursos incentivados ou que merecer prêmio em dinheiro concedido pelo Governo Federal seja devidamente preservada e integrada ao patrimônio audiovisual da União.

Para o secretário de Gestão Interna da Ancine, Cesar Brasil, a importância do contrato firmado com a Acerp é a retomada de serviços prestados pela Cinemateca Brasileira. “De um lado temos a análise das obras audiovisuais fomentadas com recursos públicos para verificar se estão aptas ao depósito legal e à prestação de contas da Ancine. De outro, temos o tratamento dos arquivos dos órgãos extintos do audiovisual brasileiro, como os acervos da Embrafilme e Concine. O objetivo final é preservar as obras e documentos do audiovisual brasileiro e garantir o acesso tanto da sociedade como dos pesquisadores e demais pessoas interessadas”, afirmou.

Audiovisual

A Cinemateca Brasileira é a depositária de cópia de materiais audiovisuais cuja produção se deu através das leis de Incentivo à Cultura e do Audiovisual. Para tal, a instituição conta com parque tecnológico, equipe especializada e depósitos climatizados.

As cópias enviadas à Cinemateca recebem uma análise técnica detalhada, com vistas a atestar sua integridade e qualificação como material de preservação da obra. Também é feita a catalogação de seu conteúdo em banco de dados, com o intuito de promover o conhecimento sobre os filmes incentivados.

Os materiais encaminhados para fins de depósito legal, uma vez aprovados, passam a ser propriedade da União e, portanto, não seguem as regras de acesso de materiais depositados voluntariamente.

Gestão Cinemateca

A Acerp, Organização Social ligada ao Ministério da Educação, faz desde março de 2018 a gestão da Cinemateca Brasileira. A Secretaria do Audiovisual, da Secretaria Especial da Cultura, segue gerenciando o contrato de gestão, que é diferente do contrato assinado com a Ancine.

Com um contrato de três anos e investimentos diretos de R$ 9 milhões do Ministério da Cultura, hoje Secretaria Especial da Cultura do Ministério da Cidadania, o contrato prevê até mesmo a possibilidade de ampliar a captação de recursos por meio de leis de incentivo e de patrocínio de terceiros. A gestão por OS (Organização Social), que já mantinha convênios de prestação de serviço com o órgão, foi desenvolvida para permitir maior autonomia financeira e administrativa da Cinemateca Brasileira. (Por Secretaria de Cultura)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES