Apresentações culturais piauienses marcam 3° dia do Folguedos

Folguedos do Piauí é palco de apresentações de grandes manifestaçõe

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A terceira noite da 39ª edição do Encontro Nacional de Folguedos levou ao palco Bumba meu boi, os repentistas Toinha Brito e Carlos Vilela, o Reisado Minha Estimação, Boi Capricho da Ilha, Capoeira Engenho Bantos, Escola de Dança Lenir Argento, Bumba meu boi Riso da Mocidade, Grupo de Capoeira Cordão Ouro, as quadrilhas Irmãos Coragem, Balança Matuto, Asa Branca e Fogo Quente.

A diretora da Unidade de Articulação Cultural da Secretaria Estadual de Cultura, Bid Lima, afirmou que a cada dia que passa o evento supera a expectativa e a surpresa surgiu desde o primeiro dia da festa. “Os nossos palcos culturais estão recebendo um grande número de visitantes nas arquibancadas. Como nosso mote é o folclore piauiense, tínhamos que mostrar um pouco mais para a população e ao chegarem aqui puderam perceber o que há de melhor nosso Piauí”, ponderou.

Para o deputado estadual, secretário de Cultura do Piauí, Fábio Novo, definiu o Folguedos como um “caldeirão cultural” e que o evento não poderia deixar de se realizar e a resposta se deu com a presença de mais de 150 mil pessoas no evento até o seu terceiro dia. “O nosso Governo não quis deixar de fazer o evento e isso ficou muito claro com a determinação do governador do Wellington Dias”, disse. Ele acrescentou que vai estudar a possibilidade de mudar oficialmente o calendário de realização do evento do mês de junho para agosto.

A Escola de Dança Lenir Argento, foi uma das atrações mais elogiadas da noite, cerca de 70 bailarinos dos mais diversos segmentos se apresentaram para uma platéia que vibrou com cada apresentação. Um desses grupos, estava a turma da melhor idade que se mostrou animada e contente pela valorização da sua arte, além de tudo promovendo um papel social de mostrar que nunca é tarde para se movimentar.

A aposentada Maria das Graças, de 66 anos, já participa dos Folguedos há 7 anos e que além da arte o grupo leva uma mensagem de qualidade de vida para os idosos. “O evento é aberto para todo mundo participar e temos que valorizá-lo por que ele faz uma interação entre todos nós e divulga nossos potenciais”, disse.

Aos os pais que levam seus filhos pequenos, podem além de oportunizar um conhecimento maior sobre as tradições e lendas piauienses, promover também um momento de lazer e alegria no parque de diversões montado especialmente para o entretenimento das crianças. O casal Wellington Sousa e Ana Karine, fizeram questão de levar seu filho mais novo Luís Henrique, de 3 anos, para se divertir nos brinquedos dispostos no local do evento e também para conferir as apresentações culturais do Piauí. “Além de poder divertir os nossos filhos, também estamos perto e vivenciando a nossa cultura. Nós sempre participamos e apoiamos a realização do evento”, disse o vendedor.

Na praça de alimentação muitas famílias, grupos de amigos e demais visitantes puderam desfrutar das comidas típicas do Piauí. Para o funcionário público, Lourival Santos, que foi até a arena olímpica do Albertão acompanhado da esposa, do filho e sua nora, elogiou o evento por envolver as pessoas da cidade. “As pessoas tem carência de forma de lazer culturais e públicas e  poder vir e ainda desfrutar as delicias da nossa terra em um espaço amplo e bem organizado é melhor ainda”, avaliou.

Artistas animam grande público no Folguedos

Há 25 anos no cenário musical, o cantor Frank Sabbá abriu a terceira noite de Folguedos e diz que após 18 anos fora do Piauí, poder voltar a sua terra natal é uma forte emoção e participar do evento é uma grande oportunidade para que as pessoas possam voltar a ter acesso ao seu trabalho. “A cultura é à força do seu povo e o secretário Fábio Novo está de parabéns por promover um evento com essa força. Nós precisamos investir mais nas nossas tradições para conhecer cada dia mais a nossa história”, declarou.

Natural de Piripiri, Vagner Ribeiro, apresentou a sua nova proposta de show com a banda Valor de PI, com musicas totalmente autorais que exaltam a cultura piauiense. “Nós não seguimos nenhum modismo e estamos criando uma necessidade de explorar a música através da cultura popular”, afirmou o cantor que foi o segundo a subir ao palco.

Com muita de irreverência e simpatia, a cantora Hanna Vanessa, apresentou um repertório bastante diferenciado com músicas inéditas do seu mais novo CD. “Eu estou muito feliz de participar de um evento tão tradicional e conhecido dos piauienses, além de agregar muito valor para minha carreira”, considerou.

O palco Cabeça de Cuia ainda recebeu a mega apresentação do cantor Romim Mata que levantou o público que se presente em um show bastante interativo. A banda Zé Maxixe encerrou a terceira noite da 39° edição do evento que já se consolidou como o melhor realizado de todos os tempos.

Rede Meio Norte transmite último dia de Folguedos

A Rede Meio Norte fará a transmissão ao vivo do último dia de Folguedos neste sábado (22) e está preparando uma superestrutura para levar as melhores imagens do evento que já entrou para o calendário piauiense. A realização da festa é assinada pela Kalor Produções que inovou mais uma vez com a logística de disposição dos palcos em cada espaço do evento.

O Encontro Nacional de Folguedos do Piauí é palco de apresentações de grandes manifestações culturais do estado e do Brasil. Desde 1974, sua história e consolidação estiveram associadas ao fortalecimento das manifestações folclóricas piauienses. O evento é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual da Cultura (Secult).

VEJA MAIS FOTOS DO EVENTO:

Fotos:  José Alves Filho



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES