Atenção: Novo golpe do WhatsApp promete isenção do IPVA

Mais um golpe está sendo disseminado pelo WhatsApp.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Mais um golpe está sendo disseminado pelo WhatsApp. Agora, cibercriminosos prometem a isenção do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) como parte de um suposto projeto social do governo federal.

A mensagem envia um link malicioso com a frase: "Governo iniciou neste dia 06/02 o Projeto Social de isenção de IPVA 2018 para famílias em todo Brasil. Confira no site abaixo se você tem direito ao benefício".

Ao clicar nos links, as vítimas serão direcionadas para o site da campanha falsa, que solicita que a mensagem seja compartilhada até completar a barrinha, conforme mostra imagem abaixo.

A campanha também tem se valido de notificações emitidas pelos navegadores, especialmente o Google Chrome – navegador mais popular no Brasil. O recurso existe tanto nas versões desktop quanto mobile.

A empresa de segurança digital Kaspersky Lab aponta que este golpe acompanha uma tendência dos cibercrimes compartilhados pelo WhatsApp: o uso de temas populares e comuns aos usuários. Desta forma, os criminosos conseguem um número cada vez maior de vítimas.

O primeiro mês de 2018 já registrou mais de 2 milhões e meio de vítimas desses ataques, somente no Brasil. Segundo a empresa, a tendência é que essas campanhas não parem ao longo do ano.

“Como esse será um ano de eleições e contará com um dos maiores eventos mundiais esportivos, podemos esperar que muitos outros golpes circulando pelo WhatsApp no país, dada sua grande popularidade e facilidade de monetização por parte dos cibercriminosos”, afirma Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky Lab no Brasil.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES