SEÇÕES

Beber um shot de tequila por dia pode ajudar a fortalecer os ossos

Cientistas estudam, inclusive, usar substância da planta da tequila

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Já pensou em poder beber uma dose do seu drink favorito todos os dias sem causar danos à saúde, e melhor, ajudando a manter seu corpo livre da osteoporose? Os amantes da tequila podem comemorar, pois está comprovado: um shot de tequila pode ajudar a manter os ossos saudáveis.

Essa é a novidade que uma pesquisa recente apontou, quando descobriu que as substâncias da planta que a tequila se origina ajudam a aumentar os níveis de cálcio e magnésio - minerais que agem no fortalecimento dos ossos.

O estudo descobriu que os açúcares da planta pode, inclusive, servir para tratar a osteoporose, uma condição que ocorre com o enfraquecimento dos ossos.

De acordo com os cientistas, a variação azul da planta, conhecida como Agave-azul, utilizada para fazer a aguardente mexicana, poderia ajudar a manter os ossos saudáveis. Isso ocorre porque as substâncias na planta melhoram a absorção de cálcio e magnésio no corpo, que são minerais essenciais para ajudar a manter a saúde óssea. 

 "O consumo de frutanos [açucares] contidos no agave, associado ao conjunto de microrganismos intestinal adequado, promove a formação de um novo osso, mesmo com a presença de osteoporose", disse o especialista Mercedes López, chefe do projeto do Centro de Pesquisa e Estudos Avançados do México.

Análise 

Para investigar os efeitos do agave, os pesquisadores realizaram experimentos com camundongos. O procedimento consistiu na remoção dos ovários de ratos fêmeas para induzir a osteoporose.

 Os cientistas alimentaram os ratos com os açúcares da planta da bebida alcoólica, e, oito semanas depois, amostras de osso foram tomadas para medir a absorção dos minerais e osteocalcina, proteína que indica a produção de osso novo.

 "Foi comprovado que os ratos que consumiram este frutanos  sintetizado com cerca de 50% a mais da tal proteína, além de terem o diâmetro dos ossos maior em comparação com os indivíduos que não foram alimentados com derivados do agave, as substâncias ajudaram a aumentar os níveis de cálcio que vão para o intestino grosso”, explicou Lopez.

 Uma vez no intestino grosso, os açúcares do agave são capazes de se acoplar a moléculas de cálcio e magnésio e ajudar a transportá-las através das células do corpo. "Desta forma, temos uma segunda chance de aproveitar os nutrientes que não estavam mais disponíveis para o organismo”, afirmou o especialista.

 No entanto, o doutor Lopez ressalta que é muito importante que as pessoas tenham um microbioma intestinal saudável, porque só então será possível que as bactérias fermentam os frutanos para transformá-los em ácidos graxos.

Osteoporose

Esses resultados proporcionam a possibilidade de se desenvolver uma alternativa no tratamento da osteoporose. A condição afeta 200 milhões de pessoas em todo o mundo, segundo a International Osteoporosis Foundation.

A doença ocorre quando o corpo não renova o osso, que está em constante transformação. Com esse diagnóstico, a pessoa tem um esqueleto poroso e fraco.

Embora afete principalmente mulheres após a menopausa, pode ocorrer também em mulheres mais jovens e em homens. Uma em cada três mulheres e um em cada 12 homens contraem a doença em algum momento de suas vidas. Isso ocorre, pois a maioria das pessoas não percebem a presença da enfermidade até quebrar um osso.

Apesar da esperança que a descoberta proporciona, os pesquisadores esperam realizar estudos clínicos para comprovar que os açúcares da planta da tequila podem ser usados como um tratamento.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos