Bento XVI completa 5 anos de pontificado

Bento XVI completa 5 anos de pontificado

Especialistas consideram o momento atual o "mais delicado e difícil" para Bento XVI

O Pontificado de Bento XVI completa cinco anos nesta segunda-feira em meio a duras críticas ao Vaticano e ao próprio papa pela gestão dos escândalos de padres pedófilos.

Especialistas consideram o momento atual o "mais delicado e difícil" para Bento XVI até agora. Os escândalos puseram igrejas de Estados Unidos, Irlanda, Alemanha e Áustria, entre outras, no banco dos réus e respingaram até no papa, acusado de ter encoberto padres pedófilos quando cardeal-prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé.

Após as dezenas de casos de pedofilia nos EUA, que deixaram várias dioceses quebradas devido às indenizações milionárias que tiveram que pagar, nos últimos meses vieram à tona os chamados relatórios "Ryan" e "Murphy". Ambos revelam abusos sexuais cometidos durante décadas contra centenas de crianças irlandesas por parte de sacerdotes, sobretudo na arquidiocese de Dublin, entre 1975 e 2004.

O papa chamou os bispos irlandeses ao Vaticano, exigiu que eles enfrentem o problema com determinação e ordenou uma inspeção das dioceses envolvidas, após qualificar os abusos de um "crime atroz" e, em carta enviada aos católicos irlandeses, pedir perdão às vítimas.

Fonte: Yahoo