Brasileiros preferem depilação completa, revela pesquisa

Em ambos os gêneros, a preferência é pela depilação completa

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A maioria dos homens e mulheres brasileiros tem preferência pela remoção completa dos pelos da região íntima feminina, segundo um estudo realizado pelo Ambulatório de Estudos em Sexualidade Humana da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP – USP).  A pesquisa, feita pela psicóloga Maria Luiza Sangiorgi, mostrou que 64,3% das mulheres e 62,2% dos homens que opinaram preferem a depilação completa, de um total de 69.920 pessoas de todas as regiões do país. A média de idade entre os homens foi de 31,9 anos, enquanto a de mulheres foi 28,5 anos. Em ambos os gêneros, a preferência por esse tipo de depilação foi maior entre os mais jovens.

O objetivo do estudo era entender, a influência da depilação feminina no imaginário dos brasileiros, inclusive dos homens. A princípio, a equipe acreditava que a preferência seria bem maior entre os homens, mas a pesquisa mostrou números bastante próximos entre os gêneros.

Os principais motivos relacionados à remoção completa foram a higiene, para as mulheres, e a beleza, para os homens. “Essa preferência também foi percebida entre os homens homossexuais, eles também consideram a genitália mais bonita dessa forma”, salienta Maria Luiza. “A única faixa etária que percebemos uma porcentagem maior de mulheres que preferiam a depilação parcial à completa foi a partir dos 45 anos”, conta. Por isso, a psicóloga acredita que essa tendência mudou ao longo dos anos.

Fora do país, esse tipo de depilação total é conhecido como “brazilian wax. Pesquisas mais recentes feitas no exterior também mostram a preferência por essa estética. 

Segundo a psicóloga, outros estudos ainda indicam a influência dessa tendência estética relacionada ao conteúdo erótico, onde a genitália é mais explícita e infantilizada, entre os jovens. Apesar do aumento da quantidade de mulheres que acessam esse conteúdo, os homens ainda são os maiores consumidores.

“Muitos motivos apontados na literatura mostram que a pornografia tem ‘moldado’, mesmo que de forma inconsciente, a preferência entre os jovens, por onde começam a vida sexual”, explica. Além desse fator, entra também o aumento da procura por cirurgias ginecológicas estéticas que tornam o órgão genital mais próximo ao da fase pré-púbere, o que Maria Luiza chama de ‘valorização da Barbie Doll’, uma mulher com genitália indefinida e sem pelos.

No entanto, na recente pesquisa, as mulheres, apesar de suas preferências, relataram não sentir nenhum sintoma negativo. “Talvez o método de depilação utilizado, a forma, local ou material, traga mais impacto do que a ausência de pelo em si. A grande maioria das mulheres disseram preferir se depilar em casa com lâmina ou cera quente.“, afirmou a pesquisadora.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES