Bruce Willis e outras estrelas na abertura do Festival de Cannes

O cineasta brasileiro Walter Salles está entre os concorrentes

A edição do ano passado do Festival de Cannes ficou marcada como a que satisfez tanto os amantes do cinema de massa (com filmes como ?O Artista?) como os cinéfilos mais exigentes (graças a obras como o ?A Árvore da Vida?, que ganhou a Palma de Ouro).

Na edição 2012, que começa nesta quarta-feira, dia 16, o que chama a atenção é a presença de figuras já habituais no festival. Quatro dos 23 concorrentes, inclusive, já deixaram a Croisette com o prêmio máximo em mãos em anos anteriores: Abbas Kiarostami, Ken Loach, Cristian Mungiu e Michael Haneke.

Outros cineastas de prestígio, como o brasileiro Walter Salles, o dinamarquês Thomas Vinterberg e o italiano Matteo Garrone, tentam a primeira Palma de Ouro.

Os filmes em língua inglesa têm presença marcante, nas novas obras dos americanos Jeff Nichols (de ?O Abrigo?) e Lee Daniels (de ?Preciosa?), além dos últimos trabalhos do canadense David Cronenberg, do neozelandês Andrew Dominik e do australiano John Hillcoat.

O filme de abertura, que será exibido hoje, também é em inglês: ?Moonrise Kingdom?, do americano Wes Anderson.


Bruce Willis e outras estrelas na abertura do Festival de Cannes

O 65º Festival de Cannes foi criticado por não trazer mulheres na competição pelo prêmio principal e por escolher apenas três diretores franceses na disputa: Jacques Audiard, Léos Carax e Alain Resnais.

Muitas estrelas são aguardadas no tapete vermelho, como Nicole Kidman, Kristen Stewart, Robert Pattinson e Brad Pitt. O festival chega ao fim no dia 27 de maio.

Fonte: UOL