SEÇÕES

Cabra com um olho só se transforma em atração em vilarejo na Índia

O bichinho tem uma condição chamada ciclopia.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Você já deve ter ouvido falar dos ciclopes, os gigantes imortais dotados de um olho só da mitologia grega, certo? Pois, se você acreditava que essas criaturas apenas existiam em lendas, dê só uma olhada no curioso bichinho a seguir:

De acordo com Rachel Brown, da National Geographic, se trata de uma cabra que nasceu no dia 10 de maio no vilarejo de Assam, na Índia, e se transformou em uma atração local. O bichinho tem uma condição chamada ciclopia — sim, caro leitor, o nome foi inspirado nos personagens gregos — e, segundo Rachel, é bastante surpreendente que ele tenha sobrevivido mais do que algumas horas.

Bebê ciclope

Basicamente, a ciclopia acontece quando, durante o desenvolvimento do feto, a divisão do cérebro em dois hemisférios não ocorre. Com isso, em vez de o crânio contar com duas cavidades para acomodar os olhos, ele apresenta uma órbita só.

Essa condição é mais comum em mamíferos — podendo suceder inclusive em humanos —, geralmente é resultado de defeitos genéticos ou da ingestão de toxinas na gestação durante o desenvolvimento do feto, e quase sempre vem acompanhada de outras malformações.

No caso do filhote indiano, além de nascer com um olho só, o bichinho não possui pálpebras ou cílios, tem apenas uma orelha e conta com vários dentinhos a menos. Além disso, seu focinho é pouco desenvolvido e a mandíbula é muito menor do que o normal — o que levou os veterinários a declararem que o bichinho não sobreviveria mais do que um par de dias.

Contudo, graças aos cuidados do dono, um homem chamado Mukhuri Das, o ciclope vai para a sua segunda semana de vida. Aliás, segundo Das, dezenas de pessoas aparecerem para ver o bichinho de perto todos os dias, e ele acredita que o animal é uma espécie de milagre que trará boa sorte ao seu lar.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos