Câmeras digitais detectam fofocas

Câmeras digitais detectam fofocas

Lojas instalam câmera IP para tentar acabar com fofocas entre funcionários

Boatos e fofocas são até normais em qualquer ambiente de trabalho. O problema é quando esse tipo de coisa atrapalha a produtividade da empresa. A tecnologia está aí para tentar diminuir os estragos dos linguarudos. Em São Paulo, a rede de lojas femininas Viva Allegra contratou o serviço de monitoramento por vídeo da Imagica para reforçar a segurança de seus pontos de venda.

?A gente trabalhava com uma funcionária que vivia reclamando de tudo e falava das outras pelas costas. Uma vez disse que iria abandonar o emprego?, conta Estela Nunes, uma das proprietárias de rede. ?Mas em vez de chegar até nós e conversar, preferia fazer fofoca. As câmeras gravaram tudo, e pedimos à funcionária que deixasse esse péssimo hábito.?

O serviço foi instalado há um ano com 13 câmeras IP em pontos estratégicos das fofoqueiras: caixa, salão de vendas e estoque. Áudio e imagem são transmitidos em tempo real, via internet, e protegidos por senha. Com qualquer computador conectado à web, a diretoria da empresa consegue acompanhar o que acontece na loja. O sistema também já foi a solução para outro tipo de problema comum nas lojas.

?Uma vez, uma cliente disse que sua bolsa tinha desaparecido de dentro da loja. As vendedoras lhes ofereceram a opção de assistir à gravação. Percebemos, então, que ela já tinha entrado na loja sem o objeto?, relembra Estela. "Tem também cliente que reclama de que provou um par de sapatos, mas a vendedora colocou outro na caixa. Ou ainda a funcionárias que se queixam de que passaram a sua vez de atende. Agora, é só ver no vídeo quem tem a razão.?

A rede de lojas comemora agora o aumento da produtividade, um melhor atendimento aos clientes e, obviamente, menos fofoca entre os funcionários.

Fonte: MSN Notícias