Campanha incentiva eleitores a votar sem roupa

Inspiração veio com nova lei permitindo a votação por correio, sem sair de casa, em Illinois

Uma nova lei no Estado americano de Illinois, permitindo que eleitores votem pelo correio, inspirou a criação de uma inusitada campanha incentivando a população a votar sem roupa ? já que agora ninguém precisa sair de casa para participar da votação.

O ?Vote Sem Roupa Illinois? foi lançado no site de relacionamentos Facebook acompanhado de um vídeo em que diversas pessoas ? peladas, naturalmente ? encorajam a participação popular na próxima eleição do dia 2 de novembro para o Senado.

Com um violino, uma mulher começa a peça publicitária dizendo que ?eu fico nua pelas artes?. Em seguida, outras pessoas justificam seu voto segurando objetos de maneira que o corpo não fique totalmente exposto. A opção é fazer com que o vídeo seja apropriado para os jovens.

Nos Estados Unidos, o voto não é obrigatório, e o principal objetivo é estimular o voto dos eleitores jovens ? que não enfrentarão mais longas filas nas sessões eleitorais.

Uma das maiores personalidades políticas que participarão da disputa eleitoral em Illinois é Rahm Emanuel, que na última sexta-feira (1º) renunciou ao cargo de chefe de gabinete do presidente Barack Obama. Emanuel vai disputar a prefeitura de Chicago. Na Casa Branca, ele exercia a função equivalente no Brasil à de ministro-chefe da Casa Civil.

Fonte: R7, www.r7.com