Caribe tem primeira tempestade tropical da temporada

Caribe tem primeira tempestade tropical da temporada

Segundo o Centro Nacional de Furacões dos EUA, a tempestade tem ventos sustentados de até 65 km/h

A primeira tempestade tropical da temporada de furacões do Atlântico, "Alex", se formou nesta sexta-feira (25) no oeste do Caribe e se dirige para o Belize e a península de Iucatã, no México.

Segundo o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos, a tempestade tem ventos sustentados de até 65 km/h, se desloca a uma velocidade de 13 km/h e pode prejudicar o combate ao derramamento de petróleo no Golfo do México.

Às 6h (Brasília), a tempestade estava cerca de 355 quilômetros a leste da Cidade do Belize, a maior do país homônimo, e a cerca de 400 de Chetumal (México).

O aviso de tempestade tropical anunciado pelo NHC afeta principalmente Belize e a península de Iucatã, de Chetumal a Cancún, mas também inclui algumas ilhas de Honduras.

Com menor intensidade e mais tarde, "Alex" também pode atingir a costa hondurenha, de Limón até a fronteira com a Guatemala.

Espera-se que a temporada no Atlântico Norte, que vai de junho a novembro, seja extremamente ativa em 2010, com entre três e sete furacões de grande intensidade, com ventos superiores a 177 km/h.

Fonte: g1, www.g1.com.br