Centro Cultural do BNB em Teresina realiza curso sobre Cinema

Rubens Machado, que ministrará o módulo, é professor em Teoria e História do Cinema da USP.

Teresina (PI), 14 de junho de 2010 ? O Centro Cultural Banco do Nordeste-Teresina e a Diretoria de Cultura da Fundação Joaquim Nabuco realizam, em conjunto, na capital piauiense, no período de 16 a 19 deste mês (quarta-feira a sábado próximos), de 14h30 às 18h30, o curso ?Cultura Contemporânea: uma introdução ? Módulo Cinema: A fome e a forma ? O cinema experimental no Brasil e as coordenadas estético-formais da estética da fome?, com o professor e pesquisador Rubens Machado, da Universidade de São Paulo. Com 90 vagas gratuitas, o curso acontecerá no Real Palace Hotel (rua Areolino de Abreu, 1217 ? Centro), em Teresina. As inscrições podem ser feitas na Superintendência do BNB (rua Rui Barbosa, 163 ? Centro), ou pelo telefone (86) 3216-8681 begin_of_the_skype_highlighting              (86) 3216-8681      end_of_the_skype_highlighting, no horário de 08h às 17h.

A invenção das formas audiovisuais no Brasil compreende uma história abrangente, proporcionando riqueza comparativa necessária à observação crítica e a compreensão das tradições e rupturas. Essa história da experimentação ultrapassa os limites normalmente conhecidos do cinema moderno, incluindo sob esse conceito experimental, os filmes de artistas, o cinema de vanguarda e ainda engajado, além de um cinema que escaparia dos rótulos e das categorias críticas gerados nas mídias ou nos circuitos exclusivos de difusão e debate. O curso pretende exibir e esboçar análises de filmes brasileiros com o intuito de compor um quadro histórico da experimentação no cinema e introduzir possibilidades de interpretação. O comentário da radicalidade estética de cada filme deve ser buscado não só em relação ás vanguardas artísticas e cinematográficas mais conhecidas. Mas também relativo a outros movimentos vigentes em seu ambiente cultural.

Rubens Machado, que ministrará o módulo, é professor em Teoria e História do Cinema da USP. Como pesquisador estagiou na Universidade de Paris III e fez pós-doutorado no Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas. Atualmente pesquisa a história do cinema experimental no Brasil.

O módulo sobre Cinema faz parte das ações do Programa Estudos da Cultura, desenvolvido pela Coordenação de Capacitação e Difusão Científico-Cultural da Fundação Joaquim Nabuco. O objetivo é atender a demanda por formação em arte e cultura contemporâneas, promovendo um curso de caráter mais introdutório e formativo, apresentando questões pertinentes ao campo da cultura nas suas mais diversas linguagens.

Composto por cinco módulos (literatura - realizado de 25 a 28.05.2010, cinema, dança, artes plásticas e música) a serem realizados em Teresina, a finalidade é atingir um público amplo e heterogêneo, ávido por conhecer a cultura contemporânea e entender suas relações com a história, a economia, a política e outros universos temáticos. Os módulos serão ministrados por profissionais de reconhecida atuação e contribuição nas áreas abrangidas pelo curso, numa linguagem clara e acessível.

Fonte: Assessoria