Chocolate ao leite, amargo, light. Qual ideal para manter seu peso e não engordar?

Chocolate ao leite, amargo, light. Qual ideal para manter seu peso e não engordar?

Apesar de o chocolate ser muito calórico, na medida certa, ele pode até proporcionar diversos benefícios

A Páscoa não é famosa apenas por trazer ovos de chocolate ao leite, branco, crocante, recheados com trufas, morango ou doce de leite, mas também por conter muitas calorias e colaborar para o aumento do peso. Afinal, a Páscoa é a época mais doce do ano.

Apesar de o chocolate ser muito calórico, na medida certa, ele pode até proporcionar diversos benefícios à saúde.

?O chocolate amargo, por exemplo, possui uma concentração maior de flavonoides, substâncias antioxidantes do cacau que protegem o organismo de doenças?, afirma o nutrólogo André Veinert, da C clínica Healthme.

Consumir ovos de Páscoa amargos é uma boa alternativa para quem está preocupada com o peso e não quer ganhar uns quilinhos a mais na Páscoa. ?Geralmente, o chocolate amargo ou meio-amargo tem menos açúcar e não é tão cremoso igual ao chocolate comum, o que faz com que a pessoa coma menos?, sugere o nutrólogo.

Quem não gosta do chocolate amargo tem a opção do chocolate ao leite, que tem de 35% a 45% de cacau, ou o light, que também tem uma redução de açúcar e gordura. ?Os ovos com recheio, chocolate branco devem ser evitados por quem está lutando contra a balança, uma vez que esses ovos não têm cacau em sua composição e sim uma mistura de açúcar, leite e manteiga de cacau, que o torna muito calórico?, explica o Dr. André.

Chocolate e cerveja: combinação perfeita!

A preocupação com uma alimentação saudável sempre rendeu estudos e pesquisas que comprovassem os benefícios e malefícios dos alimentos. Nessa busca, muitos mitos foram se criando sobre o que poderia fazer parte ou não da alimentação balanceada. Assim, buscando entender melhor estes mecanismos e encontrar evidências científicas mais concretas, a ciência não apenas desmistificou alguns destes conceitos, mas também encontrou possíveis benefícios à saúde provenientes do consumo adequado de certos alimentos.

Paixão do brasileiro, a cerveja ganha espaço dentre os alimentos com potenciais benefícios à saúde, pois é uma das bebidas com menor concentração de álcool. Outro fato que recentemente chamou atenção foi o benefício das propriedades antioxidantes presentes, principalmente, no lúpulo ? ingrediente da bebida. Estudos ainda mostram que o consumo moderado (1 latinha em média para mulheres e 2 para homens), quando associado a um estilo de vida saudável, pode apresentar impactos positivos na prevenção de doenças cardiovasculares.

O chocolate, que popularmente sempre esteve relacionado a hábitos alimentares não saudáveis, também tem mostrado seu potencial benéfico em um estilo de vida equilibrado. Atualmente, com a investigação científica mais avançada, sabe-se que o chocolate é um alimento com características antioxidantes importantes.

Outro ponto interessante é harmonização, a cerveja e o chocolate formam uma dupla irresistível, até mesmo porque os dois têm muito em comum. Ambos são alimentos fermentados e também foram descobertos acidentalmente. Além de possuírem uma grande variedade de tipos, aplicações e derivados. Basta pensar em todas as coisas diferentes que vêm de chocolate, como coberturas, especiarias, doces bolos e etc. Da mesma forma, a cerveja que vai muito bem com quase todos os alimentos desde receitas com carne, saladas e até doces. Portanto já era de imaginar que eles iriam fazer uma grande parceria.

?O chocolate e a cerveja apresentam um delicado equilíbrio de sabores doces e amargos. Nos dois casos, a perfeição reside no ponto de equilíbrio entre amargo e doce. Outro segredo para harmonizar a cerveja com o chocolate é considerar os aromas e sabores provenientes dos maltes?, explica o beer sommelier e membro da Sociedade da Cerveja, Túlio Rodrigues.

?Outra dica para harmonizar cerveja com chocolate: dê mordidas pequenas no chocolate, mastigue bem e tenha certeza que ele se dissolveu por completo, neste ponto o chocolate está pronto para receber a cerveja?, explica Túlio.

Fonte: Jornal Meio Norte