Cientistas descobrem falha paralela a de San Andreas

A nova falha parece correr ao longo do Mar Salton

Cientistas descobrem falha paralela a de San Andreas | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma descoberta deixou muitos moradores da área do Mar Salton, ao sul da Califórnia, Estados Unidos, assustados. Isso porque após vários terremotos na região, especialistas descobriram uma segunda falha geológica paralela à enorme falha de San Andreas.

De acordo com os pesquisadores, a nova falha parece correr ao longo do Mar Salton, que possui 56 km, a oeste da Falha de San Andreas.

Segundo a equipe do Instituto Scripps de Oceanografia e do Laboratório Sismológico de Nevada, a falha, anteriormente não identificada, representa um novo perigo para a região e tem implicações significativas para modelos de movimento do solo e rupturas.

A falha recém-mapeada ficou escondida por todo esse tempo porque está submersa sob o Mar Salton, um vasto lago salgado que se formou como resultado de toda a atividade tectônica na área. A equipe teve de usar uma variedade de instrumentos, incluindo dados sísmicos multi-canal, sismômetros e mapeamentos.

Curiosamente, o fato de que agora se sabe da existência de uma falha adicional paralela à Falha de San Andreas não significa necessariamente que a área é mais propensa a terremotos do que se pensava inicialmente. Na verdade, isso pode resolver o mistério de porque a região tem experimentado menos terremotos que o esperado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES