Mostra Teatro de Bonecos realiza últimas apresentações em Teresina

A programação encerra com a apresentação do Grupo Biboca

Após três anos parado, a Mostra Teatro de Bonecos, que retomou atividades ano passado, voltou com tudo este ano, em sua sexta edição, presenteando os teresinenses com a programação que teve início na última segunda-feira (27), sendo encerrada hoje (30).

Os espetáculos são promovidos pela Prefeitura Municipal de Teresina, através da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves e trazem apenas artistas bonequeiros do estado, dos grupos Cia. Calunga, Cia. Mamularte, Cia.

Cassimiro Coco, Grupo de Teatro Biboca e Grupo Isaque de Teatro. Além de centros de convivência, foram contemplados para receber os espetáculos, os pontos de maior movimentação na capital.

O teatro traz bonecos do tipo mamulengo, fantoche, ventríloquo, bonecos de fios, bonecos de articulação, bonecos gigantes e outros. Segundo Wellington Sampaio, coordenador da VI Amostra de Teatro de Boneco, os shows têm a intenção de aproximar a cultura regional da sociedade.

“A Amostra Teatro de Bonecos vem para destacar a cultura popular nordestina, que ainda é muito forte, e fazer com que esses espetáculos circulem ainda mais em Teresina”, ressalta.

Questionado se o teatro de bonecos pode ser considerado uma manifestação cultural adormecida, o coordenador da Amostra garante que se trata de espetáculos que ainda atrai muitas pessoas. “Não está adormecida de forma alguma. A gente percebe que o encantamento das pessoas é o mesmo, desde adultos a crianças. Muitos ainda interagem com a gente durante as nossas apresentações”, pontua.

Já o artista bonequeiro Waldílio Siso fala da emoção de participar dos espetáculos. “A sensação é muito boa. Me sinto feliz em poder contribuir com a divulgação da nossa cultura. E vendo as pessoas e principalmente, as crianças interagindo e até participando das histórias, mostra que estamos no caminho certo”, ressalta.

A programação encerra com a apresentação do Grupo Biboca, com “As Aventuras de Jeca Valentão”, no local Três Contigo no Bairro São Joaquim; Grupo Cia. Isaque, com “Procurando Chocolate”, no Centro de Convivência na Vila Irmã Dulce; Cia. Fantochito com “A Flor de Mamulengo” no Shopping da Cidade; Cia. Mamularte, “O Casamento de Zé Pretinho”, no Centro de Convivência Km 07; Cia. Kalunga com “As Aventuras de Cassimiro Coco” e a Cia Cassimoro Coco com a “Chapeuzinho Vermelho”, no Parque Lagoas do Norte.

Crianças se encantam com shows de fantoches

Apesar de o teatro de bonecos ser uma antiga manifestação cultural do Nordeste, ainda se faz presente em nossos dias atuais e manifesta encantamentos no público ao redor, em especial entre as crianças.

Foi só o show começar, no Shopping da Cidade, para Maria Clara, de apenas 4 anos, ficar parada, observando os fantoches que apresentaram a peça “As Aventuras do Jeca Valentão”.

O pai, Cleidson do Nascimento, que pretendia ir embora, acabou se rendendo aos pedidos da filha e no final aprovou o espetáculo. “Muito bom. Incrível como Maria Clara ficou quieta e encantada. Estão de parabéns”, elogia.

Quem também se rendeu ao carisma dos bonequinhos foi Victor Gabriel, 6 anos. Ele que antes corria pelo Shopping da Cidade, foi surpreendido com a apresentação dos fantoches e logo fez um registro fotográfico para mostrar a mãe. “Eu gostei muito deles. Engraçado. Tirei até foto para mostrar para minha mãe, Antonia Paula”, fala o garoto que ao fim da peça, permanecia com os olhos atentos no palco, torcendo para que os bonecos reaparecessem.

Fonte: Virgínia Santos e Márcia Gabriele