Começa preparação para cúpula do Haiti

Delegados internacionais abordarão temas críticos que devem ser solucionados imediatamente

O encontro preparatório para a cúpula de ajuda ao Haiti teve início nesta segunda-feira, em Santo Domingo, encabeçado pelo presidente haitiano René Preval e seu colega dominicano Leonel Fernández, reunidos no palácio presidencial junto a outros funcionários internacionais.

A reunião visa a iniciar os preparativos para uma cúpula mundial para socorrer o Haiti.

O encontro internacional terá como centro das discussões a busca por estratégias que permitam coordenar a reconstrução do país caribenho, devastado esta semana por um terremoto, informou o Executivo dominicano.

A reunião contará com a participação do primeiro-ministro de Dominica e presidente pro tempore do Caricom, Roosevelt Skerrit, do primeiro-ministro de Trinidad e Tobago, Patrick Manning, com o de Barbados, David Thompson, e com a vice-presidente do governo da Espanha, María Fernández de la Vega.

Também participarão representantes de Estados Unidos, Canadá, Brasil e de outros países da América Latina. O secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), o chileno José Miguel Insulza, também confirmou sua participação na reunião preparatória.

Também foram convocados delegados da Organização das Nações Unidas, do Banco Mundial e do Interamericano de Desenvolvimento.

Os delegados internacionais abordarão temas críticos que devem ser solucionados imediatamente, como os trabalhos de resgate e sepultamento das vítimas, além da instalação de postos de assistência aos feridos e desabrigados e do restabelecimento da comunicação telefônica e da energia elétrica.

O presidente francês Nicolas Sarkozy havia pedido a Estados Unidos, Brasil e Canadá que convocassem juntos uma "grande conferência" internacional para a reconstrução e o desenvolvimento do país caribenho.

Fonte: g1, www.g1.com.br