Compositor faz marchinha divertida e brinca com falta de água em SP

Marcelo Jeneci lamenta crise hídrica com marchinha “Sereia da Cantareira”

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

 


Com saia longa verde, top e prancha de natação, a designer Joana Brasiliano entoa "Sereia da Cantareira", sobre o solo rachado, que lembra um cenário semi-árido, às margens de uma das represas do Sistema Cantareira, em São Paulo: "Tô Seca, não tô molhada. Eu sou Sereia da Cantareira". As imagens e a canção são cômicas, mas "o fato é triste", diz o cantor Marcelo Jeneci, um dos criadores da marchinha, que ganhou um clipe nesta segunda-feira (26) e deve fazer parte do Carnaval de rua deste ano. 

Jeneci, autor dos hits "Pra Sonhar" e "De Graça", conta que a ideia da música surgiu durante uma reunião de amigos em sua casa. Joana chegou com o refrão e todos foram a ajudando a desenvolver a letra, que também traz os versos: "Quem vai 'alckimizar' água de esgoto por aí? Do M-Boi Mirim até o 'u' do Morumbi". Além de participar da composição, Jeneci também assumiu a sanfona na canção. 

 

 

"Foi a maneira que encontramos de exorcizar um pouco esse assunto", disse o artista à reportagem. "Já que o Carnaval é nossa maior arma, nossa principal festa, vamos levar esse assunto em forma de lamento." A intenção é despertar a preocupação das pessoas e alertar para a maneira como o assunto é tratado, principalmente pela grande mídia. "Enquanto isso não chegar na consciência da maioria das pessoas, mais rapidamente a gente vai se afogar nessa falta de água."

Um dos maiores problemas, na visão do artista, é que o assunto ainda é tratado sob ordem financeira. "70% da água do Brasil é direcionada para agricultura, 22% para a indústria, e 8% para as residências. Acho bacana incentivar a economia, mas talvez esteja mais do que na hora de rever essa equação. Sobre isso, pouco se fala."

 


 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES