SEÇÕES

Confira 4 mitos bastante comuns a respeito do diabetes

Fique ligado e não caia em ciladas.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Entre 1980 e 2014, a porcentagem de adultos acima de 18 anos vivendo com o diabetes saltou de 4,7% para 8,5%. Atualmente, são mais de 422 milhões de pessoas vivendo com problemas decorrentes dessa doença, sendo que muita gente ainda não sabe quais os riscos e nem como prevenir o seu desenvolvimento.

A neurocientista Claire Roston derruba quatro mitos bastante comuns sobre o diabetes, mostrando qual a verdade por trás deles e alertando para os problemas que a doença pode causar. Fique ligado e não caia em ciladas:

1. “Diabetes é só uma desordem no pâncreas”

A doutora Roston alerta que, apesar de o diabetes afetar o pâncreas, devemos também considerar os impactos psicológicos da doença. Assim, ao receber o diagnóstico do diabetes, é importante também procurar um psicólogo para compreender melhor a doença, já que muitos pacientes desenvolvem depressão justamente por não entenderem o problema.

Sem contar, é claro, que o próprio diabetes também pode influenciar em suas capacidades cognitivas, como falta de foco e pensamentos com pouca clareza. A doença também pode afetar a memória, e todos esses sintomas contribuem para o enfraquecimento psicológico do paciente.

2. “O diabetes só afeta quem está acima do peso”

Outro mito bastante comum, mas que não condiz com a realidade. Apesar de o diabetes tipo 2 realmente estar muito ligado ao sobrepeso, nem todo diabético é gordinho e nem todo gordinho é diabético. Claro que existe um risco maior de desenvolver a doença se você não controlar a alimentação, mas não é uma regra – ainda que as pessoas acima do peso tenham 5 vezes mais chances de ficarem diabéticas.

Já o diabetes tipo 1 não está relacionado à obesidade, sendo muito mais uma desordem autoimune, ou seja, desenvolvida pelo próprio corpo do paciente que deixa de produzir a insulina necessária para o equilíbrio de sua saúde. Existem estudos que apontam que o diabetes tipo 1 pode ser tanto genético quanto viral, mas nem todo mundo com o gene ou o vírus desenvolve, logo, também não podemos generalizar.

3. “É preciso injetar insulina regularmente”

O tratamento mais comum do diabetes é através de injeções de insulina, mas ele não é o único disponível. As injeções requerem que o paciente faça isso mesmo em público, gerando desconforto para muita gente – sem contar que é necessário trocar o local de aplicação. É possível, entretanto, controlar a insulina com uma bombinha que fica ligada continuamente no corpo, sendo mais discreta para o paciente com diabetes tipo 1.

Já o tipo 2 ou o diabetes gestacional pode ser controlado através de mudanças no estilo de vida e até mesmo de comprimidos. A doutora Roston alerta, porém, que com o passar dos anos esses tratamentos acabam perdendo o efeito e precisarão ser combinados com outros medicamentos ou feitos pelo método mais conhecido, que é a injeção de insulina. Lembramos que qualquer tratamento só deve ser feito com acompanhamento médico.

4. “É fácil de controlar o diabetes”

Excetuando o diabetes gestacional, a maioria dos tipos da doença é para toda a vida – ainda que alguns estudos apontem que o tipo 2 possa desaparecer se o paciente seguir uma dieta com baixa caloria. Em longo prazo, o tratamento incorreto do diabetes pode resultar em amputação de membro, em perda de visão e em doenças cardiovasculares. Portanto, tome cuidado!

A quantidade de açúcar em nosso sangue depende de uma série de fatores como alimentação, qualidade do sono, atividade física e efeitos hormonais. Se você pensa que é fácil administrar tudo isso corretamente, você está enganado. Depois do diagnóstico, é preciso sempre estar de olho na evolução da doença, para que sintomas invisíveis não se tornem um problema no futuro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos