Confira o 1° dia de desfiles das escolas de samba no Rio de Janeiro

Estácio, Porto da Pedra, e Jacarepaguá se destacaram no 1º dia.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Estácio de Sá, Porto da Pedra e Renascer de Jacarepaguá se destacaram no primeiro dia de desfiles na Sapucaí, que começou nesta sexta-feira(9) com as apresentações das escolas da Série A.

A abertura do carnaval de 2018 no Rio teve ainda Unidos de Bangu, Império da Tijuca e Acadêmicos do Sossego.

Unidos de Bangu

A escola foi a primeira a desfilar, e veio determinada a não deixar se repetir o que aconteceu em 2015, quando foi rebaixada de volta para a Série B. Por isso, o estouro do tempo por alguns segundos causou preocupação e confusão nos momentos finais da apresentação, e o portão acabou se quebrando. Mas entre muitos componentes o otimismo era maior. “A gente não veio só para ficar, a gente veio para ganhar”, disse a rainha da bateria da escola, Lexa, antes de entrar na avenida.

Trazendo o enredo "A travessia da Calunga Grande e a nobreza negra no Brasil", a escola buscou valorizar a nobreza negra da qual o povo é brasileiro é descendente, deixando de lado o estereótipo de povo escravizado.

A comissão de frente representou a história de Chico Rei, personagem lendário de Minas Gerais. 

Império da Tijuca

A entrada da escola deu continuidade às referências africanas no primeiro dia de desfiles na Sapucaí. O enredo “Olubajé, um banquete para o rei” falou sobre o tradicional jantar de purificação religioso oferecido ao orixá Omulu.

A intenção dos carnavalescos Jorge Caribé e Sandro Gomes foi dar visibilidade a elementos do Candomblé. Logo na comissão de frente, os figurinos fizeram referência ao orixá protagonista da história que o desfile buscou contar.

Essas fantasias eram de palha, o motivo: as palhas sagradas são um dos símbolos de Omolu.

Acadêmicos do Sossego

Com o tema “rituais”, o samba fez referências a civilizações diversas e trouxe um apelo: “Brasil, mais tolerância. Súplica de esperança.” Em mais uma tentativa de fazer sua estreia no grupo especial, a escola cumpriu a promessa de misturar culturas, e representou num mesmo desfile de elementos culturais muçulmanos a judeus, passando ainda por cristãos, egípcios e celtas.

A comissão de frente e o abre-alas inauguraram o desfile falando sobre os rituais pré-históricos em um tempo em que a sobrevivência dependia do clima. 

Porto da Pedra

Uma homenagem às rainhas do rádio tomou conta da Sapucaí durante o desfile da Porto da Pedra, que apostou em uma apresentação bem-humorada em sua sexta tentativa de voltar ao grupo especial.

A escola de São Gonçalo trouxe a história de dez cantoras que marcaram a história do rádio no Brasil: Linha e Dircinha Batista, Marlene, Dalva de Oliveira, Mary Gonçalves, Emilinha Borba, Ângela Maria, Vera Lucia, Dóris Monteiro e Julie Joy.

Representar os fãs das cantoras e outros personagens importantes da época, como apresentadores e fotógrafos, ficou a cargo da comissão de frente. A coreografia relembrou os concursos que elegeram as rainhas do rádio, com direito a tapete vermelho e distribuição de abraços para o público da Sapucaí.

Renascer de Jacarepaguá

A escola elegeu o compositor Heitor Villa-Lobos como homenageado do desfile, que explorou a obra “A Floresta do Amazonas”, a começar pela comissão de frente, que trouxe representações dos sons da Amazônia com animais, árvores e índios.

O desfile acontece após de um período difícil de preparativos. Em 2017, o barracão da escola foi atingido por incêndios.

“A Renascer está renascendo mesmo das cinzas, hoje foi uma verdadeira fênix”, comentou após o desfile Tony Tara, coreógrafo que preparou a apresentação da comissão de frente.

A inspiração amazônica fez com que o verde se tornasse uma das cores mais presentes na apresentação da escola, como foliões vestidos de jacaré-açu, sapo-cururu, papagaio e cobra grande. 

Estácio de Sá

O primeiro dia de desfiles no Rio terminou com uma homenagem ao fundador da cidade, Estácio de Sá, que também dá nome à escola. No enredo, sua história foi usada como pano de fundo para falar sobre a evolução do comércio no Brasil.

A narrativa partiu das primitivas trocas de mercadorias, passando pela venda de porta em porta, feiras livres, supermercados e comércio popular até chegar ao mercado da internet. O desfile, que abusou da combinação entre vermelho e branco, as cores da escola, marcou ainda a comemoração pelos seus 90 anos.

O escambo foi representado pela fantasia da porta-bandeira, repleta de espelhos,objeto que despertava encanto entre índios.

As alas seguintes caracterizaram vendas das mais diversas, como a de aves no Rio Colonial, açúcar, escravos, ouro e café. A ala das baianas foi composta por fantasias de vendedoras de flores.

Na noite deste sábado(10), outras sete escolas encerram o carnaval da série A deste ano: Alegria da Zona Sul, Santa Cruz, Viradouro, Rocinha, Cubango, Inocentes e Unidos de Padre Miguel. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES