SEÇÕES

Conheça a alquimista que deu origem ao termo “banho-maria”

Alquimista viveu no Egito entre os séculos 1 e 3 a.C.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Mesmo que você não seja muito talentoso na cozinha e prefira não se aventurar no fogão, você já deve ter ouvido o termo “banho-maria”, certo? Na culinária, ele se refere a um método de aquecimento no qual, em vez de colocar o recipiente contendo os alimentos diretamente sobre a chama, esse recipiente é posto dentro de outro contendo água fervente, o que permite que os itens esquentem de forma mais lenta e uniforme. 

Na verdade, esse método de aquecimento não é uma exclusividade da culinária. Ele também é bastante utilizado na indústria farmacêutica, cosmética e em laboratórios químicos — e a origem do seu nome, “banho-maria”, tem uma história fascinante. O termo está associado à figura de uma judia chamada Maria que teria vivido no Egito entre os séculos 1 e 3 a.C.

Maria, a alquimista

Os registros históricos mais antigos que existem sobre Maria foram deixados pelo alquimista egípcio Zósimo de Penápolis, autor que documentou as contribuições e inventos dela em sua obra Peri kaminon kai organon (Tratado sobre Instrumentos e Fornalhas). Ele escreveu sobre essa fascinante mulher por volta do século 4 da nossa era, isto é, cerca de 500 anos depois de ela morrer.

Maria também é conhecida como Maria Profetisa, Maria Profetíssima e Miriam, a Profeta, e, com relação a sua suposta origem hebraica, os historiadores especulam que ela acabou ficando conhecida dessa forma porque Zózimo se referia a ela em seus escritos como “Miriam, irmã de Moises”,  que, por sua vez, nada mais seria do que uma maneira poética de chamá-la de sábia.

Seja como for, Maria entrou para a História como a primeira mulher alquimista do mundo, e possivelmente como a fundadora dessa arte, e teria sido a responsável pela descoberta do ácido clorídrico, embora exista um pouco de debate sobre a veracidade dessa informação. Entretanto, sabe-se que Maria se dedicou ao estudo dos compostos do enxofre, e que foi ela quem desenvolveu um processo para a obtenção do sulfeto de prata, um composto preto usado com frequência em trabalhos com incrustação em metal.

Além disso, a hebreia também teria fundado uma importante escola de alquimia no Egito e inventado procedimentos e instrumentos usados pela química, como o tribikos, uma espécie de alambique de três braços usado para purificar substâncias por meio da destilação, e o kerotakis, um equipamento selado hermeticamente empregado para aquecer compostos e obter os vapores, além de desenvolver o popular “banho-maria”, é claro!

Entretanto, apesar de Maria ter se tornado mundialmente conhecida como alquimista, de acordo com os historiadores, na verdade, ela não se dedicava realmente a essa prática, nem estava interessada na arte da transmutação.

O negócio dela era entender e desenvolver processos químicos — e foram os alquimistas que surgiram muito depois e descreveram os métodos desenvolvidos por Maria que acabaram dando a ela essa designação. Sobre o termo “banho-maria” propriamente dito, ele foi introduzido por médico, astrólogo e alquimista chamado Arnau de Vilanova durante o século 14.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos