10 coisas que você precisa saber sobre a reciclagem

10 coisas que você precisa saber sobre a reciclagem

O lixo orgânico é formado por sobras de origem animal e vegetal

Para quem não sabe, o lixo orgânico é formado por sobras de origem animal e vegetal como restos de alimentos, folhas, sementes etc. Acumulado inadequadamente, polui o meio ambiente. Ele, no entanto, pode ser utilizado na fabricação de combustíveis como o metano e de adubos.

Listamos mais curiosidades sobre a reciclagem para você. Confira:

1. O lixo não é só um problema urbano, é um problema do mar. É isso mesmo: mares e oceanos recebem 14 bilhões de quilos de resíduos por ano. Cerca um milhão de aves marinhas e 100 000 mamíferos morrem anualmente ao se alimentar de lixo.

2. Quanto maior a população de um determinado local, maior a quantidade de lixo. O número de habitantes da cidade de São Paulo, por exemplo, aumentou 20% entre os anos de 1995 e 2005, mas o volume de lixo cresceu 80%.

3. Cada família brasileira descarta cerca de 40 quilos de plástico por ano e mais de 80% são utilizados apenas uma vez. A maior parte é constituída de sacolas plásticas de supermercado.

4. É preciso 100 mil litros de água e 5 mil Kw de energia para produzir uma tonelada de papel. Mas para produzir a mesma quantidade de papel reciclado, são usados somente dois mil litros de água e 2,5 Kw da energia. Outra informação importante: uma tonelada de papel reciclado poupa 22 árvores e polui o ar 74% menos.

5. Cada 100 toneladas de plástico recicladas economiza uma tonelada de petróleo.

6. Ao contrário do que muita gente imagina, baterias de celular e pilhas podem ser recicladas, sim. Substâncias presentes nas baterias como cádmio e níquel são reaproveitadas. Para reciclar as pilhas e baterias, leve-as a um posto de coleta. Existem milhares deles espalhados pelo Brasil, inclusive em supermercados e bancos.

7. Pneus velhos são reaproveitados de diversos modos. São feitos capachos, sandálias e muitos outros materiais com pneus descartados (detalhe importante: são 17 milhões de pneus jogados fora só no Brasil). A novidade é que os norte-americanos estão reaproveitando a borracha do pneu para recapear estradas. Cerca de 5% do material utilizado no recapeamento das estradas federais dos Estados Unidos é composto de pneu

8. Dados da Associação Brasileira de Alumínio: mais de 160 mil pessoas vivem exclusivamente da coleta de alumínio e recebem, em média, dois salários mínimos mensais.

9. O óleo de cozinha pode ser reaproveitado na fabricação de sabão.

10. Como o plástico foi inventado há cerca de 100 anos, os cientistas não têm uma ideia exata do tempo que ele leva para se decompor. Calcula-se, no entanto, que uma simples garrafa plástica demoraria centenas de anos para desaparecer.

Fonte: Mais Curiosidades