10 invenções criadas no Brasil que você não sabia

10 invenções criadas no Brasil que você não sabia

O identificador de chamadas do seu celular foi inventado no Brasil

Para você que pensa que só os gringos e que são os experts nas invenções, vocês está redondamente enganado. Os brasileiros também fizeram grandes contribuições para a humanidade ao criar várias coisas úteis no nosso dia-a- dia.

Um exemplo disso é o avião, ele foi criado pelo brasileiro Santos Dumont. Para você entender melhor, criamos uma lista com 10 coisas que foram criadas no Brasil e provavelmente você não sabia:

1. Orelhão

O orelhão foi criado em 1970 pela designer Chu Ming Silveira, que é uma mulher chinesa naturalizada brasileira. O primeiro orelhão usado foi na Rua Sete de Abril, em São Paulo. Depois disso, exatamente no ano de 1972, os orelhões passaram a ser implantados no resto do país e hoje pode ser encontrado em vários países da América Latina e na China.

2. Balão

O balão foi criado por um padre chamado Bartolomeu de Gusmão, que descobriu que o ar aquecido era mais leve que o ar atmosférico, e isso o fez criar o balão de ar quente tão utilizado hoje em dia.

3. Walkman

O incrível walkman, que fez muito sucesso no passado nasceu na Alemanha no ano de 1945, mas veio para o Brasil depois de seis anos de ter sido criado. Em 1972, Andreas Pavel criou e montou seu próprio toca-fitas portátil e o patenteou.

4. Fotografia

Tudo bem que o primeiro homem a descobrir uma maneira de gravar imagens com o uso da luz não era brasileiro, mas morava aqui no Brasil. O francês Hercules Florence morava na cidade de Campinas, estado de São Paulo, e desenvolveu um método para imprimir fotos usando papel sensibilizado com nitrato de prata.

5. Máquina de escrever

O nome dele era Francisco João de Azevedo, nascido na Paraíba do Norte (atual João Pessoa) no ano de 1827. Além de padre, Francisco também era professor de matemática e fazia parte de uma família de mecânicos. O padre construiu um modelo que foi apresentado na Exposição Agrícola e Industrial de Pernambuco no ano de 1861.

6. Avião

Como todos sabem, o primeiro avião foi o famoso 14-bis, que foi construído por ele e que sobrevoou a cidade de Paris em 1906. Mesmo existindo histórias de que outras pessoas teria inventado o avião, a história dá mérito para Dumont.

7. Identificador de chamadas

O identificador de chamadas do seu celular foi inventado no Brasil, e nós usamos ele chamando-o de bina por muito tempo. Essa tecnologia foi inventada no ano de 1977 por Nélio Nicolai e hoje é usada pelo mundo inteiro. O único problema é que Nélio não conseguiu patentear sua invenção, e por isso não recebe nada por isso.

8. Urna eletrônica

A urna eletrônica foi criada por Carlos Prudêncio, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, que fez com que os votos fossem realmente secretos e seguros. Pelo fato das cédulas de papel serem mais fáceis de sofrerem fraudes, o Brasil adotou a urna eletrônica, que também deixa mais rápido na hora da contagem.

9. Coração artificial

O coração artificial foi desenvolvido pelo engenheiro mecânico brasileiro Aron de Andrade, do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, localizado no estado de São Paulo.

10. Radiotransmissão

O padre Roberto Landell de Moura é relacionado a invenção da radiotransmissão, mas ele morreu sem ser creditado pela sua invenção.

Fonte: Fatos Desconhecidos