11 coisas que você não sabia sobre Santos Dumont

11 coisas que você não sabia sobre Santos Dumont

Dumont foi a primeira pessoa a se locomover de carro pelo país

Para quem não sabe, o nome verdadeiro de Santos Dumont, é Alberto Santos Dumont, que nasceu na localidade mineira de Palmira em 20 de julho do ano de 1873.

Pensando nisso listamos algumas curiosidades sobre Santos Dumont:

1. Em visita à fábrica da Peugeot, na França, em 1891, Dumont comprou dois automóveis. Ao trazê-los para o Brasil, tornou-se a primeira pessoa a se locomover de carro no país e em toda a América do Sul.

2. Por sinal, Dumont possuía uma personalidade muito competitiva. Tinha mais interesse em desenvolver seus modelos de balões para competições do que interesse científico.

3. Graças a seus inventos, Dumont se transformou numa das maiores personalidades da Europa do início do século XX. Sua figura aparecia em caixas de fósforos, charutos e até aparelhos de jantar.

4. Devido à sua baixa estatura – ele tinha 1,60 metro de altura –, sempre usava sapatos de salto alto. Também para disfarçar a estatura, costumava comprar ternos escuros com listras verticais e colarinho alto para alongar o pescoço.

5. Costumava doar para os pobres o dinheiro que ganhava nas competições do Aeroclube de Paris. Como pertencia a uma família rica, dizia não precisar desse dinheiro.

6. O 14-Bis voou em 12 de novembro de 1906, em Paris. O feito foi assistido por centenas de parisienses estupefatos, embora o veículo tenha voado apenas 200 metros.

7. O 14-Bis foi construído com bambu, seda japonesa, alumínio e um motor bastante leve. Um detalhe: praticamente toda a equipe que trabalhou nesse projeto era francesa.

8. Os norte-americanos irmãos Wright realizaram seus primeiros voos em 1903, mas secretamente. Dois anos depois, chegaram a repetir o voo mais de uma vez. A diferença é que Santos Dumont não fazia nada em segredo, era tudo em público.

9. Os amigos teimavam para que Santos Dumont patenteasse os seus inventos, mas ele sempre recusava. Dizia que preferia “terminar os seus dias num asilo de pobres a cobrar o privilégio de copiar os meus experimentos aéreos”.

10. O suicídio de Santos Dumont permaneceu escondido do grande público durante décadas. O médico legista forjou o atestado de óbito com a versão de que o aviador teria morrido de ataque cardíaco.

11. Além do avião, Santos Dumont foi responsável pela invenção do hidroavião, do hangar e do relógio de pulso.

12. Santos Dumont foi homenageado na abertura dos Jogos Olímpicos de 2016 com um imaginário voo do 14-Bis sobre a cidade do Rio de Janeiro, que sediou as competições.

Fonte: Mais Curiosidade