15 mil toneladas de sódio são retiradas de alimentos processados

15 mil toneladas de sódio são retiradas de alimentos processados

A maior redução de sódio foi apresentada nos temperos

Nos últimos quatro anos, o Ministério da Saúde e a Associação das Indústrias da Alimentação (Abia) retirou quase 14, 839 toneladas sódio dos produtos alimentícios no Brasil. Essa redução é equivalente a 3.723 caminhões carregados de sal.

A estimativa é que até 2020, sejam retiradas 28.562 toneladas de sal do mercado brasileiro. Essa meta faz parte de um acordo das três fases que iniciou em abril 2011. Os órgãos competentes estão tentando reduzir, agora, a quantidade de açúcar nos produtos processados.

A maior redução de sódio foi apresentada nos temperos, com queda de 16,35% seguida pela margarina com 7,12%. Cereais matinais (5,2%), caldos e cubos em pó (4,9%), temperos em pasta (1,77%), tempero para arroz (6,03%), também apresentaram queda de sal.

A primeira fase do acordo envolveu macarrão instantâneo, pão de forma e bisnaguinha. A segunda, bolos, snacks (batata-palha e salgadinhos de milho), maioneses e biscoitos. O acordo prevê mais uma etapa envolvendo produtos embutidos. O resultado deverá ser divulgado no próximo ano.

Fonte: Minha Vida