21 segredos para atingir a felicidade conjugal segundo alguns casais bem casados

Uma recente discussão no site Reddit pedia que casais que estavam juntos há 10 anos ou mais revelassem os segredos da felicidade no casamento

Todo mundo caminha em direção ao altar sonhando em viver feliz para sempre, mas manter a felicidade no casamento é bem mais difícil do que parece.

Uma recente discussão no site Reddit pedia que casais que estavam juntos há 10 anos ou mais revelassem os segredos da felicidade no casamento – afinal, nada melhor do que ouvir os conselhos de quem vivencia essa situação diariamente, não é mesmo?


Vasculhamos as centenas de comentários e selecionamos 21 ótimos conselhos para compartilhar com nossos leitores. Veja a seguir:

1. Não se estresse com bobagens.
"Casado e feliz há 25 anos. Meus conselhos? Sejam amigos, não se estresse com bobagens, seja positivo, dê um desconto ao seu cônjuge, passe tempo com a pessoa mesmo quando não dá mas não brigue sobre isso, DÊ RISADA, perceba o quanto a maioria das coisas pelas quais brigamos são ridículas”.

2. Case com alguém que tenha um bom coração.
"Acabamos de celebrar 20 anos de casados… o maior segredo é não casar com um f.d.p. . Se a pessoa fala grosserias ou é mal-educado com você, ou com os pais ou com o garçom, então não vai ser legal se relacionar com essa pessoa. Espere até conhecer alguém que seja um ser humano decente e aí não tem como dar errado."

3. Lembre que você e seu cônjuge têm que lutar juntos contra o mundo (e não um contra o outro).

"A vida de casado é simples: Imagine que vocês estão no mar, um apoiado nas costas do outro, lutando contra tubarões pelo resto de suas vidas e você simplesmente faz o que precisa ser feito quando aparece um tubarão e agradece ao seu parceiro quando ele ou ela mata o tubarão que você não conseguiu matar”.

4. A comunicação é a chave do sucesso.
"[Casado] 20 anos ... conversem, conversem sobre tudo, sejam abertos. Está infeliz com alguma coisa? Converse sobre isso”.

5. Demonstre o seu amor de maneira carinhosa, porém simples.
"Casado há 21 anos ... Surpreenda-a com flores, mesmo quando não há um motivo especial. Se você não é um cara espontâneo (eu não sou), então agende essas surpresas no seu celular – alguma data aleatória quando você comprará duas dúzias de rosas. Ou alguma outro presente apropriado”.

6. Nunca brigue em público.
"Casado há 19 anos. Nada de discussões em público. Se vocês têm alguma desavença, resolvam quando estiverem sozinhos. Na frente dos outros, sempre apóiem um ao outro”.

7. Dar risada é uma arma secreta e mágica.
"15 anos casado e feliz. Descobri que dar risada ajuda imensamente um relacionamento. Ajuda a resolver discussões e torna mais leves aqueles períodos em que vocês não morrem de amores um pelo outro. Se vocês conseguem dar risada juntos, têm o mesmo senso de humor, podem superar praticamente qualquer coisa”.

8. A terceirização pode fazer milagres.
"Se existe alguma tarefa que os dois detestam fazer, e se couber no orçamento, terceirize. Isso pode significar a compra de uma lava-louça ou a contratação de alguém para limpar o jardim. É um investimento muito pequeno que pode ajudar a evitar um casamento cheio ressentimentos e discussões sobre quem vai fazer a tarefa”.

9. Continue a transar.
"Estamos juntos há 15 anos, desde que eu tinha 19... Não deixe de se divertir. Se o relacionamento ficar estagnado e cheio de tédio os problemas podem aparecer. Mantenha a intimidade com o parceiro, não deixe a chama do romance apagar! Ou o sexo acabar!!! Quando isso acontece, vocês passam a dividir uma casa e deixam de ser um casal”.

10. Escolha as batalhas que quer travar.
"Se é uma bobagem, releve. Sim, é um saco ter que juntar as suas meias largadas no chão, mas eu também não sou perfeita e o armário do banheiro está cheio de tranqueira, e te irrita muito. A essa altura do campeonato, nenhum de nós vai mudar, obviamente. Aprenda a conviver com os defeitos. Ele não são tão importantes”.

11. Faça um esforço para tornar o dia do cônjuge melhor.
"De vez em quando, faça uma coisa legal ... Por exemplo, a minha esposa ama patinha de caranguejo, mas os restaurantes que servem essa iguaria por aqui cobram uns $40 só por uma porção. Então, se eu vejo uma promoção no supermercado, passo lá sem ela saber, compro alguns quilos e um pouco de camarão e faço na grelha para ela. Não é nada demais, mas é uma forma de expressar que estou atento ao que ela gosta e que quero fazê-la feliz”.

12. Não tenha medo de trabalhar bastante.
"30 anos juntos, casados há 25. Trabalhem juntos para melhorar a relação quando tiverem dificuldades… vale fazer terapia de casal, passar mais tempo juntos, descobrir uma nova atividade que os dois gostam de fazer juntos. Não pense que as coisas se resolverão sozinhas. Um casamento de sucesso requer uma dose de esforço consciente para dar certo”.

13. Fique atento às necessidades do parceiro(a).
"Casado há 13 anos. Não importa o quanto você conhece o seu parceiro(a), não ignore a necessidade de deixar muito claro quando algo é sério ou muito importante para você… As prioridades individuais evoluem com o passar do tempo e ficar atento a essas mudanças podem ser muito bom para os dois. Claro, existem questões maiores como sexo, carreira e política, mas se eu digo que quero um gatinho, então eu realmente quero um gatinho”.

14. Aprenda a ter os seus próprios interesses.
"Tenha os seus próprios interesses e deixe que o cônjuge tenha os dele. Saiba apreciar e aprender sobre o hobby do outro (e falar sobre o seu) mas não tente forçar a outra pessoa a gostar/participar da atividade só porque você gosta de fazer aquilo”.

15. Não pare de namorar.
"Não pare de namorar, separe um tempo para sair e curtir a presença um do outro pelo menos uma vez por mês. Ainda que seja almoçar juntos enquanto as crianças estão na escola (fizemos isso hoje!). Faça algo inusitado de vez em quando e surpreenda seu cônjuge”.

16. Aprenda a brigar de maneira justa.
"Não deixe de respeitar o outro, mesmo quando estiverem discutindo. Principalmente quando discutirem. Não ofenda o outro só para provar um ponto”.

17. Lembre sempre que vocês estão do mesmo lado.
"Vou completar 25 anos de casado. O melhor conselho que já ouvi foi que durante uma briga vocês podem escolher ficar um contra o outro, ou podem se unir para juntos enfrentar o problema que está lhes separando. Se vocês se veêm como uma equipe, faz uma diferença enorme na maneira em que brigam. Estabeleçam objetivos comuns e se lutem para alcançá-los juntos”.

18. As vezes, o parceiro(a) só precisa desabafar. Simplesmente ouça!
"Casda há 15 anos. ... Marido, não sinta que precisa resolver cada problema que a sua esposa compartilha com você. Muitas vezes ela só quer desabafar ou expressar uma preocupação e quer apenas que você a ouça e diga que entende o sentimento dela”.

19. Amar é dar e não receber.
"Lembre sempre que amar não é uma relação de troca. É um lance mais do tipo ‘dê-e-não-espere-nada-em-troca”.

20. Coloque o outro em primeiro lugar.
"14 anos de casados mês que vem. Nunca, nunca mesmo sucumba às pressões dos seus amigos para fazer algo que você sabe que vai irritar a sua esposa só para provar que você não é ‘barriga branca’. Afinal, você mora com ela, não com eles. A opinião dela deve ser mais importante do que a deles."

21. Nunca pare de dizer 'Eu te amo'.
"Diga 'Eu te amo' todo dia. Você nunca sabe se naquela manhã o seu cônjuge vai ser atropelado, ter um infarto ou sofrer outra coisa terrível assim. Essas três palavrinhas significam tudo para o outro. Não deixe de expressar o seu amor por ele(a)”.

Fonte: Brasil Post