3 formas de melhorar a sua memória

3 formas de melhorar a sua memória

Selecionamos alguns truques que vão te ajudar

Se você é daqueles que só não esquece a cabeça porque está colada no corpo, essa matéria é especialmente para você.

Selecionamos alguns truques que vão te ajudar a melhorar a sua memória. Confira:

1. Compreenda ao invés de decorar

Apesar de ser a forma mais usada pelas pessoas, a repetição não é a melhor conselheira na hora de se lembrar das coisas. Isso porque, quando se decora algo, se algum detalhe foge ao roteiro, acaba-se esquecendo tudo.

Dessa forma, a melhor técnica para melhorar a memória e não se esquecer é compreender! Por exemplo, para apresentações, tente entender o conceito a respeito do qual precisa ser falado e você se sairá muito melhor do que se passar horas decorando suas anotações.

2. Rabisque

Outro truque que não parece grande coisa mais que ajuda muito na hora de melhorar a memória é rabiscar. Isso mesmo, fazer desenhos, linhas e traços aleatórios em pedaços de papéis podem ajudar a lembrar das coisas porque ajudam a ‘digerir’ informações não visuais (de novo, o cérebro funciona muito bem com abstrações).

3. Faça associações com objetos

Uma das coisas mais fáceis de se esquecer na vida são nomes de pessoas que acabamos de conhecer. O pior de tudo é que ficar perguntando várias vezes ‘qual é mesmo o seu nome?’ vai criando um clima chato, não é mesmo? Nesses casos, dá para evitar o constrangimento associando o nome da pessoa com alguns objetos físicos, que vá ajudar você a se lembrar. Se, por exemplo, a Ana estivesse sentada, você poderia pensar: “Ana do sofá”.

Claro que parece uma coisa boba, mas esse truque é um dos mais eficazes possíveis quando o assunto é melhorar a memória. Isso porque nosso cérebro é mais eficaz com realidades que com abstrações.

Fonte: Segredos do Mundo