5 coisas que podem acontecer em uma terapia

5 coisas que podem acontecer em uma terapia

A terapia proporciona diversas mudanças nas pessoas

Se você decidiu que precisa fazer terapia, fique atendo a essas informações úteis que vão te servir no dia em que você for ao terapeuta. Confira:

1. Não sabe o que falar exatamente? Então escreva

Tudo bem se você achar que vai se embananar na primeira consulta – tem gente que tem mais dificuldade para falar mesmo, ainda mais com um desconhecido, e isso não é problema. Se for o seu caso, faça uma colinha e escreva os tópicos que deseja abordar. Você pode até levar tudo anotadinho em um papel no dia da consulta – com certeza o profissional escolhido vai saber o que fazer.

2. É bem possível que alguns de seus demônios internos não possam ser resolvidos sem a ajuda de um profissional

A terapia proporciona diversas mudanças, mas muitas delas levam tempo para acontecer, o que é só mais uma prova de que fazer o trabalho sem ajuda é realmente difícil. Lembre-se sempre que uma das funções da terapia é criar novas perspectivas, o que é algo bem difícil de fazer sem qualquer tipo de intervenção.

3. Existem tipos diferentes de terapeutas e terapias

Ainda assim, muitos desses profissionais têm mais de um tipo de abordagem – psicanalistas tendem a falar menos do que terapeutas que trabalham com a vertente cognitivo-comportamental, por exemplo. Cada tipo de terapia é ideal para casos diferentes, e é preciso que você converse sobre isso com seu terapeuta, até encontrar um profissional cujo método de análise e de interação seja ideal para o seu caso.

5. Terapeutas mais modernos tendem a interagir

Não tenha medo: é muito difícil que atualmente você se trate com um terapeuta que fique parado como um poste. Hoje em dia esses profissionais estão interagindo cada vez mais com seus pacientes, e a consulta acaba parecendo mais um diálogo do que um monólogo, o que é muito positivo, até mesmo porque as reações da pessoa com a qual você está fazendo o tratamento demonstram que ela tem empatia pelo que você sente, e isso é sempre bom.

Fonte: Mega Curioso