5 maneiras de cuidar bem da conexão do wi-fi

5 maneiras de cuidar bem da conexão do wi-fi

Listamos para você alguns cuidados que se deve ter

A internet é um dos meios de comunicação que muitas pessoas usam no seu dia a dia, tanto para trabalhar, quanto para o lazer. Por isso é importante cuidar bem da conexão do wi-fi.

Pensando nisso, listamos para você alguns cuidados que se deve ter com a conexão do wi-fi.

1. Troque de senha com alguma frequência

Você lembra daquela vez em que você deu a senha da Wi-Fi da sua casa para aquele velho amigo que estava lhe visitando? Pois bem, você fez isso com a melhor das intenções, e provavelmente seu amigo (se realmente gostar de você) não fará nada com a sua conexão. No entanto, nada impede que ele acabe concedendo a sua senha para terceiros, principalmente se você viver em um condomínio, ou em uma vizinhança com casas muito próximas. Em pouco tempo, toda vizinhança pode ter o conhecimento da sua senha. Por isso, tenha o hábito de trocar a senha com certa frequência.

2. Preste atenção nas luzes do seu roteador

As luzes que compõem seu roteador não estão ali por acaso, elas querem indicar algo. Se você observar a parte frontal do seu aparelho, irá encontrar as luzes de tráfego do roteador, que piscam de acordo com a quantidade de informação que está sendo processada pelos usuários da Wi-Fi. Sabendo disso, existe um teste muito simples que permite que você saiba (sem total certeza, é importante ressaltar) se há mais alguém além das pessoas conhecidas utilizando uma rede Wi-Fi. O teste consiste em desligar completamente todos os aparelhos que utilizam a internet, e observar se as luzes do roteador continuam piscando. Se com todos os computadores, celulares, Smart-TV’s e equipamentos similares desligados, as luzes continuarem piscando freneticamente, há uma chance considerável de que mais alguém esteja fazendo uso da sua conexão.

3. Jamais deixe sua rede Wi-Fi sem senha

Pode parecer bobagem, mas se você der uma volta pela sua cidade, certamente encontrará um bom número de pontos Wi-Fi domésticos sem senha. Isso atesta que muitas pessoas não tomam os mínimos cuidados necessários. Isso pode acontecer por conta dos usuários instalarem por conta própria o roteador, ou por falta de aviso dos funcionários que instalaram sua conexão Wi-Fi. Por isso, tenha sempre esse cuidado quando for instalar um novo roteador.

4. Se acostume a desligar o roteador

A maioria das pessoas nunca desliga o roteador, seja por algum morador da casa ter hábitos noturnos ou por preguiça. No entanto, desligando o roteador durante a noite você não apenas estará economizando energia como também estará evitando que algum usuário mal-intencionado faça uso de sua internet sem que você saiba.

5. Tome muito cuidado ao utilizar redes livres

Seu próprio computador provavelmente emitirá um aviso em relação às conexões públicas e livres. O problema nelas está no fato de que com alguma habilidade voltada para o “mal”, um usuário conectado à rede pode manusear dados emitidos por terceiros. Isso significa que suas informações (como dados bancários e senhas, por exemplo) estejam vulneráveis à ações de hackers. Por isso, utilize apenas conexões em que você tem confiança e nunca realize operações bancárias e similares enquanto estiver em uma rede pública.

Fonte: Mistérios do Mundo