7 coisas que o nosso cérebro faz sem percebermos

7 coisas que o nosso cérebro faz sem percebermos

O cérebro humano é um local cheio de mistérios para cientistas

O cérebro humano é um local ainda cheio de mistérios para os cientistas. Um dessas coisas é que ele é capaz de fazer coisas sem você mesmo perceber.

Para saber mais sobre isso, confira a nossa lista coisas que seu cérebro faz sem você perceber.

1. Rir

Os autores do estudo acreditam que a nossa experiência do riso é desencadeada por diferentes áreas do cérebro, cada uma responsável por adicionar elementos à experiência. Existe uma reação emocional, o processo cognitivo de entender por que algo é engraçado e, finalmente, a parte incontrolável da reação, que envolve o movimento dos músculos faciais para criar um riso. Depois de interpretar algo engraçado, nossa reação física à situação é criada pelo nosso cérebro e é muito difícil de controlar.

2. Tremer

O tremer é outra ação reflexa posta em prática para nossa própria proteção. A reação é criada pelo desencadeamento do hipotálamo, que está localizado imediatamente acima do tálamo no cérebro.

3. Manter o equilíbrio

Você pode nunca ter pensado nisso, mas quando caminhamos nosso cérebro trabalha o tempo todo para garantir que mantemos um equilíbrio estável. O cérebro decide como manter esse equilíbrio através de informações sensoriais que vêm dos olhos, músculos, articulações e órgãos vestibulares.

4. Mudar nossa memória

Uma vez que temos experimentado alguma coisa, achamos que vamos lembrar dessa coisa tal como realmente aconteceu. Não é bem assim, conforme demonstrou um estudo psicológico realizado por Elizabeth Loftus e John Palmer em 1974. No experimento, os participantes assistiram vídeos de acidentes de carro e responderam um conjunto padronizado de perguntas.

5. Regular da temperatura

Não só o nosso cérebro controla nossos processos sociais, como também regula as coisas dentro do nosso corpo, como a nossa temperatura interna. É vital para a nossa saúde que a nossa temperatura fique à 37 graus Celsius, o que acaba criando as condições perfeitas necessárias para o nosso organismo realizar funções importantes, como permitir que as enzimas digestivas trabalhem.

6. Mover a língua para falar

Nós não necessariamente imitamos frases completas, mas sim palavras diferentes que ouvimos até começarmos a ser capazes de interpretar seu significado, criando uma estrutura (uma frase) para as nossas palavras. Conforme estamos imitando e aprendendo essas novas palavras, o nosso cérebro tem que pensar conscientemente sobre como posicionar a nossa língua para criar o som pretendido. Porém, quando nossa capacidade de pronunciar cada som se torna mais desenvolvida, a nossa mente consciente não se envolve mais no processo de posicionar a nossa língua e lábios, este torna-se um processo involuntário.

7. Piscar

Piscar é algo que todos nós fazemos aproximadamente a cada dois a dez segundos. Normalmente, não nos damos conta de que estamos fazendo isso, embora você provavelmente vá ler o resto dessa lista pensando nisso. Mas como é que o nosso cérebro consegue manter este processo sem que conscientemente pensemos nele? Piscar é um reflexo automático, posto em prática para proteger e manter a umidade do seu olho.

Fonte: Fatos Desconhecidos