7 coisas que você precisa saber sobre o micro-ondas

7 coisas que você precisa saber sobre o micro-ondas

Não há muitas diferenças entre a perda nutricional dos alimentos

Um dos utensílios domésticos usado por muitas pessoas, é o micro-ondas. Ele é responsável por esquentar a comida e fazer aquela deliciosa pipoca.

Pensando nisso, listamos algumas coisas que você precisa saber sobre ele. Confira:

1. Afinal, posso ficar na frente do forno de micro-ondas ligado ou não?

É muito difícil que as micro-ondas saiam, mas pode acontecer. Pode escapar um pouco, apesar das paredes do forno constituírem uma blindagem muito boa. Por isso, é recomendável não ficar olhando a comida esquentar ou cozinhar.

2. Aquecer os alimentos no micro-ondas aumenta o risco de câncer?

Não existem estudos que comprovem isso, especialmente porque o que faz com que o alimento aqueça é nada mais, nada menos do que água.

3. Os alimentos perdem os nutrientes ao serem aquecidos no micro-ondas?

A quantidade de nutrientes que os alimentos perdem ao serem esquentados no forno de micro-ondas é semelhante àquela dos alimentos esquentados no fogão, quando a temperatura a que o alimento é exposto é a mesma em ambos os casos.

4. O que eu não posso colocar no micro-ondas?

Não é recomendado colocar objetos metálicos ou pratos de inox ou com frisos metálicos.

5. Por que o centro da comida fica frio e o exterior quente?

É comum ao ser esquentado o alimento ficar frio no interior e quente no exterior. A profundidade que as ondas de micro-ondas alcançam dentro dos alimentos é restrita, apenas um ou dois centímetros. Assim, a superfície aquece rapidamente e dentro não.

6. Por que o prato de micro-ondas gira?

Um dos grandes problemas do micro-ondas é a não uniformidade no aquecimento. Como as ondas de espalham no micro-ondas de forma aleatória, fizeram a bandeja rotativa para aumentar a possibilidade de contato do alimento com essas micro-ondas.

7. É melhor cozinhar no micro-ondas ou no fogão?

Não há muitas diferenças entre a perda nutricional dos alimentos cozinhados no fogão e aqueles feitos no micro-ondas. Contudo, como no forno de micro-ondas a profundidade do aquecimento é baixa não é orientado cozer peças grandes, como carnes.

Fonte: Minha Vida