7 erros que deixam suas unhas fracas

7 erros que deixam suas unhas fracas

O enfraquecimento das unhas é causado por maus hábitos

Uma das coisas que deixam muitas mulheres zangada, é quando uma unha quebra. Os dermatologistas contam que unhas fracas podem ser reflexo da falta de vitamina D e ferro, ou até mesmo estejam ligadas ao hipotireoidismo.

Mas em alguns casos, o enfraquecimento das unhas é causado por maus hábitos, principalmente na hora de fazê-las. Listamos alguns desses hábitos que podem acabar com suas unhas. Confira:

1. Não higienizar o material de manicure

As unhas são uma estrutura bem sensível e o uso compartilhado de alicate e espátula de cutícula pode passar infecções e algumas doenças, como a micose, que podem fazer até mais do que enfraquecer as unhas. Portanto, é importante ir a um salão em que eles higienizem o material, principalmente usando aquelas câmaras esterilizadoras.

2. Abusar da acetona

Remover esmaltes com acetona pode ser muito danoso para a saúde das unhas e cutículas, por conter álcool. O ideal ao limpar as unhas do esmalte antigo é usar os removedores de esmalte com base oleosa.

3. Não reduzir o comprimento quando elas estão fracas

Se suas unhas andam fracas, manter o comprimento maior não vai ajudar muito. Unhas mais compridas correm mais risco de descolarem, devido ao efeito de alavanca.

4. Lixar as unhas em vai e vem

A forma como você usa a lixa também influencia na força das garras. Lixar em vai e vem (indo e voltando com o utensílio) pode deixar as unhas mais fracas, pois aumenta o atrito, o que enfraquece a ligação das células mortas das unhas. Passar a lixa em um sentido só é um esforço que vale a pena.

5. Lixar a superfície das unhas

Já o hábito que muitas manicures têm de lixar a superfície das unhas é totalmente contraproducente, principalmente para quem tem unhas fracas. Isso porque o processo reduz a espessura das unhas, tornando-as automaticamente mais propensas a quebrar.

7. Tirar completamente as cutículas

Por mais que muitas manicures tirem toda a cutícula ao redor das unhas, elas foram feitas para permanecem no lugar que estão. A razão é elas funcionam como uma camada protetora e impedem a entrada de bactérias e vírus dentro da pele, onde as unhas são.

Fonte: Minha Vida