7 erros que você está cometendo na faxina

Veja o quanto é prejudicial erros durante a faxina

Quando chega o dia da faxina, já começamos a limpeza pensando na hora de terminar! Claro que dá para dar um bom tapa na casa em minutos, mas, por conta da pressa ou por falta de conhecimento, acabamos cometendo alguns deslizes que podem prejudicar a casa ou até a nossa saúde. Conheça sete erros que passam despercebidos na hora da faxina e aprenda o jeito certo de cuidar ainda melhor da sua casa.

Erros na limpeza da casa 

Usar produtos em quantidade exagerada. Isso não vai deixar a sua casa mais limpa. Pelo contrário, esse costume só faz com que o chão ou as superfícies onde você aplicou o líquido fiquem ainda mais embaçados e com um aspecto sujo. O ideal é adquirir o hábito de utilizar exatamente a quantidade discriminada no rótulo da embalagem.

Espirrar produtos diretamente nos móveis. Pode até te deixar com a sensação de que eles vão agir diretamente nas superfícies, mas, na verdade, essa técnica pode deixar os móveis pegajosos ou até manchados. Para evitar, prefira borrifar o produto em um pano de microfibra e, depois, esfregue o objeto.

Não trocar a água do balde. Na hora de limpar o chão, é comum esquecer de trocar a água com o limpador perfumado que está no balde. Isso faz com que você enxague o pano na água suja e, ao invés de limpar, suje ainda mais os ambientes. Nesses casos, o indicado é trocar a mistura de água com limpador perfumado para cada cômodo da casa.

Usar só um produto na casa toda. Por conta da correria, a maioria das pessoas acaba usando somente um produto na casa inteira. Existe uma infinidade de produtos altamente potentes para cada tipo de limpeza. Usar um desengordurante para limpar a sujeira do fogão, por exemplo, vai ser muito mais eficaz do que simplesmente lavá-lo com detergente.

Não limpar sua esponja. Talvez você ainda não saiba, mas a esponja de cozinha é o item mais sujo da casa, já que nela ficam escondidos restos de comida e milhares de bactérias. Por esse motivo, enxaguá-la somente na torneira da pia não é o suficiente. De uma a duas vezes por semana, aqueça a esponja molhada por dois minutos no micro-ondas, assim ela ficará esterilizada e pronta para ser reutilizada.

Lavar janelas em dias de sol. Com o tempo ensolarado, os produtos secam rápido demais e podem até deixar manchas. O ideal é saber o jeito certo de limpar o vidro: sempre na parte da tarde, quando o sol está mais ameno e o limpador de vidros não irá evaporar tão rápido. Você também pode acelerar a secagem passando um pano de microfibra após a limpeza.

Não usar luvas. Quase ninguém gosta de usar luvas durante a faxina, mas, se você é uma dessas pessoas, largue esse hábito já. A pele tem alto poder de absorção e pode sugar qualquer substância, causando ressecamento ou até alergias. Opte por luvas com o interior forrado de algodão, elas são mais confortáveis que as de borracha ou látex e protegem mais.


Image title

Fonte: bolsademulher