7 hábitos que aumentam o número de gases

7 hábitos que aumentam o número de gases

Muitas pessoas sofrem com o problema de ter muitos gases

Muitas pessoas sofrem com o problema de ter muitos gases. Mas alguns hábitos podem gerar essa grande quantidade de gases. Pensando nisso, selecionamos alguns desses hábitos para você:

1. Beber pouca água

O que você não sabia é que este hábito também pode favorecer o aparecimento dos gases intestinais, especialmente se sua alimentação é rica em alimentos com fibra, como frutas, legumes e cereais integrais. Embora as fibras sejam ótimas para o funcionamento do intestino, se não houver hidratação suficiente, elas podem também atrapalhar na digestão.

2. Usar roupas apertadas

Corpetes, camisas, calças e cintos que apertam demais são outros grandes causadores de gases. Isso porque eles costumam apertar a região abdominal, dificultando a respiração e facilitando a entrada de ar inadequada, como pela boca.

3. Beber refrigerante

A campeã neste quesito, claro, é a Coca-Cola, mas a água com gás e todas as demais bebidas gaseificadas aumentam a quantidade de gás carbônico no estômago. Esse gás também pode passar para o intestino, o que acaba causando uma quantidade maior de gases.

4. Comer muita gordura

E, se gordura em excesso é ruim para o organismo por outros motivos, fique sabendo que se não quiser ter gases é bom também pegar leve na quantidade de alimentos gordurosos que ingere. Eles, assim como nos outros casos que citamos, deixam a digestão mais difícil e pode causar azia também.

5. Comer feijão

Mas, calma que este não é o único vilão declarado que a gente põe no prato. Lentilhas, repolho, couve e outros alimentos ricos em fibras, como você já viu por aqui, e aminoácidos, que têm grande poder de fermentação, também pode aumentar consideravelmente a quantidade de gases no intestino.

6. Comer e conversar

É normal que a gente queira conversar enquanto come, especialmente se sai para almoçar, jantar e até fazer um lanchinho com os amigos. No entanto, esse hábito simples aumenta incrivelmente a quantidade de ar no estômago, o que propicia o acúmulo de gases.

7. Fumar

Fumar causa maior produção de gases intestinais, uma vez que a respiração do fumante fica comprometida e propicia a entrada excessiva de ar.

Fonte: Segredos do Mundo