8 coisas que aconteceram na Segunda Guerra Mundial

8 coisas que aconteceram na Segunda Guerra Mundial

Os soviéticos treinaram cerca de 2 mil mulheres para atuarem

A Segunda Guerra Mundial causou grandes problemas para a humanidade. Além de terríveis sequelas para os países que participaram dessa carnificina.

Para saber mais coisas sobre esses fatos histórico, fizemos uma seleção especial para você:

1. Já em Dachau, outro campo de concentração construído na Alemanha, apesar de não ter sido particularmente mortal — quando comparado aos anteriores —, era o local para onde os prisioneiros de guerra, especialmente os soviéticos, eram enviados. Os oficiais nazistas usavam esses soldados como alvo para prática tiro. Cerca de 4 mil militares soviéticos morreram em Dachau.

2. Os soviéticos treinaram cerca de 2 mil mulheres para atuarem como franco-atiradoras durante a guerra — e algumas delas chegaram a ficar entre os militares mais mortais do Exército Vermelho. As mais famosas dessas atiradoras certamente foram Roza Shanina e Lyudmila Pavlichenko, com 59 e 309 (!) mortes confirmadas, respectivamente.

3. Além de marcar o início da invasão das tropas aliadas na Europa, o “Dia D” — que ocorreu no dia 6 de junho de 1944 — até hoje é considerado a maior operação naval, aérea e terrestre da História. Durante esse evento, mais de 20 mil paraquedistas aterrissaram na França ocupada pelos nazistas, e cerca de 104 mil militares desembarcaram nas praias da Normandia.

4. Paris foi liberada no dia 25 de agosto de 1944, quando as tropas aliadas livraram a cidade da ocupação nazista. Contudo, os militares não teriam conseguido sucesso se não fosse pela ação da resistência francesa — que já havia expulsado a maioria dos soldados alemães quando os oficiais chegaram.

5. Contudo, algo triste aconteceu após a Liberação de Paris. No dia seguinte à rendição dos nazistas, enquanto as tropas aliadas desfilavam pela Champs-Élysées, mulheres suspeitas de se relacionarem com soldados alemães durante a ocupação foram arrastadas às ruas e tiveram suas cabeças raspadas em público.

7. Embora a Alemanha tenha assinado a sua rendição oficialmente no dia 8 de maio de 1945, os comandantes nazistas já estavam negociando com os Aliados havia semanas sem que Hitler soubesse de nada. Um dos documentos — que acordava a retirada das tropas nazistas da Itália — inclusive foi firmado na véspera do suicídio de Hitler, e o militar alemão que intermediou a coisa toda negou sua participação no pacto até a morte do Führer ser confirmada.

8. A Segunda Guerra Mundial só terminou oficialmente no dia 2 de setembro de 1945, quando os japoneses se renderam a bordo do navio USS Missouri. Aliás, de acordo com os historiadores, o motivo da rendição não foram as bombas de Hiroshima e Nagasaki, mas sim o iminente risco de o Japão ser invadido pelas tropas soviéticas.

Fonte: Mega Curioso