8 curiosidades sobre os deuses do Antigo Egito

8 curiosidades sobre os deuses do Antigo Egito

A adoração de deuses egípcios foi uma das religiões mais duráveis

O Egito Antigo é algo bastante emocionante e intrigante. Para quem não sabe, esses povos cultuavam inúmeros deuses, com funções e aspectos variados. Um desses deuses era Osíris, ligado a morte e ao enterro.

Para você entender melhor, criamos uma lista com algumas curiosidades sobre os deuses do antigo Egito. Confira:

1. A adoração dos deuses

A adoração de deuses egípcios foi uma das religiões mais duráveis do mundo, com duração de mais de 3.000 anos. Em contrates, o Budismo tem sido adorado apenas 2.500 anos, o Cristianismo 2.000 e o mormonismo por 200 anos.

2. O humor dos deuses

Quando um deus estava enfurecido, sua cabeça era representada com a cabeça de um leão, quando estava calmo, ele podia ser representado com uma cabeça de gato.

3. Egito de apenas um deus

Essa devoção de um deus foi centrada em torno de Aten: o disco do sol, atribuído a Ra.

4. O escaravelho

Os moradores muitas vezes usavam amuletos com escaravelhos para a segurança, uma referência ao deus com cabeça de escaravelho, o deus Khepri.

5. Como distinguir um deus egípcio

Muito difícil determinar se um deus é homem ou mulher em muitas das antigas pinturas, mas existe uma boa dica: os deuses masculinos tinham a pele escura, um marrom-avermelhado, enquanto as deusas tinham a pele amarela para significar seus estilos de vida interior.

6. Demônios egípcios

Os demônios desempenharam um papel forte em sistemas de crenças egípcias antigas. Embora mais poderoso do que os humanos, eles eram menos poderosos do que os deuses, mas eram geralmente imortais e poderiam estar em vários lugares ao mesmo tempo.

7. Deus do sol

Segundo a lenda, todas as noites o deus do sol Ra era comido por Nut, a deusa do céu, só para renascer no outro dia, junto com o nascer do sol.

8. Deus Sobek

Sobek foi um dos deuses mais poderosos e mais duradouros. Como guardião dos cursos da água, Sobek comia carne, como a maioria dos crocodilos. Para mostrar reverência, muitos templos egípcios antigos tinham crocodilos vivos em piscinas.

Fonte: Ultra Curioso