9 coisas que você não sabia sobre o lúpus

9 coisas que você não sabia sobre o lúpus

O lúpus é uma doença autoimune

Para quem não sabe, o lúpus é uma doença autoimune, ou seja, provocada por um desequilíbrio no sistema imunológico. Em suma, ela ocorre quando o sistema autoimune ataca as células do próprio corpo.

Para saber mais coisas sobre essa doença, veja a nossa lista:

1. Caso a pessoa tenha fotossensibilidade, ou seja, problemas de pele devido à exposição ao sol, além de ulcerações na boca e/ou lesões nas regiões laterais do nariz, é bem provável que tenha a doença. Outro sintoma bastante comum são as dores nas articulações.

2. Quando atinge os rins, pode comprometer o órgão, levando em muitos casos o paciente a necessitar de um transplante. Quando atinge o cérebro, pode levar a danos sérios como o AVC.

3. O lúpus é mais comum em mulheres do que em homens. São nove mulheres para cada homem. Suspeita-se que esteja relacionado ao hormônio estrógeno, um importante formador de anticorpos no organismo feminino.

4. O tratamento varia de sintoma para sintoma, de pessoa para pessoa. Pode incluir remédios para tratar as alterações imunológicas (corticoides e imunodepressores, por exemplo) e tratamentos para cuidar das manifestações no organismo (analgésicos, anti-inflamatórios etc).

5. Outra doença autoimune que causa problemas na pele é a psoríase. Com incidência predominante em pessoas com idade entre 20 e 30 anos, ela deixa lesões de tons rosas ou avermelhadas com escamações brancas. Ela é comum a homens e mulheres.

6. Pessoas com casos de lúpus na família têm maior risco de desenvolver a doença.

7. Os sintomas variam de paciente para paciente. Enquanto em algumas pessoas o lúpus provoca sobretudo problemas dermatológicos, em outras causa dores nas articulações. Sabe-se que 30% sofrem agressões na pele e 50% no sangue.

8. Lesões renais (problemas na filtração do sangue) e cerebrais (deposição de coágulos no cérebro) também sintomas muitas vezes associados ao lúpus.

9. Pessoas com problemas de pele provocados pelo lúpus precisam se proteger contra os raios do sol. A radiação solar é bastante agressiva para elas.

Fonte: Mais Curiosidades