9 maneiras de voltar ao controle da situação

9 maneiras de voltar ao controle da situação

Às vezes não conseguimos manter o controle da situação

Algumas vezes não conseguimos manter o controle da situação e isso nos deixa desesperados. Mas existem maneiras de dar a volta por cima e retomar o controle. Confira as nossas dicas:

1. Pense positivo

Ser otimista é uma coisa boa, ainda que muita gente interprete isso como algo tosco e sem muita eficiência – pelo contrário! Em momentos de crise, dizer palavras positivas a si mesmo ajuda muito, então crie o seu mantra ideal e o repita mentalmente sempre que a situação começar a piorar.

2. Atente-se ao tempo presente

Para evitar viver em ansiedade, busque ao máximo se atentar em fazer o seu melhor no momento presente e tente não se preocupar tanto com os resultados em longo prazo – não quer dizer que você não deve pensar na consequência futura do que faz hoje, mas sim que, uma vez entendido o que pode acontecer, você pare de pensar lá para frente e comece a focar mais no agora.

3. Aposte em listinhas

Colocar seus deveres em tópicos no papel é sempre uma boa maneira de começar a resolver qualquer situação caótica – tem a ver também com o que falamos sobre organização. A dica aqui é anotar seus deveres e, em seguida, estipular prazos para que cada um deles seja realizado.

4. Desenvolva novas habilidades

Escolher aprender novas coisas é sempre uma boa ideia – pode ser desde a tocar um instrumento até costurar, desenhar e andar de skate. Importa mesmo é encontrar uma forma de gastar seu tempo livre de forma produtiva, criativa e inteligente.

5. Organize-se

Certifique-se de que pelo menos seus armários, suas gavetas e seus materiais de estudo e de trabalho estejam sempre organizados – dessa forma, você vai sentir mais disposição para organizar outros aspectos da sua vida.

6. Relaxe

Mesmo em meio ao caos é preciso que você encontre um momento para relaxar, meditar, ler um bom livro, acompanhar sua série favorita e se livrar, ainda que por pouco tempo, dos sentimentos negativos que você possa ter ao longo do dia. Desestressar é fundamental para colocar a cabeça no lugar e, dessa maneira, começar a resolver seus problemas.

7. Melhore de alguma maneira

É sempre possível fazer pequenas mudanças positivas em sua vida, mesmo que elas não tenham relação direta com aquilo que está dando errado. Vale desde voltar a frequentar a academia até quitar todas as suas dívidas e visitar mais os seus avós.

8. Foque no que você pode mudar

Reconheça que nem sempre as coisas ruins acontecem por falta de sorte ou por causa de alguma pessoa específica, como seu chefe. Esse exercício, ainda que seja um pouco dolorido, vai ajudar você a não cometer os mesmos erros no futuro.

9. Antes de tudo, entenda: não é possível estar sempre no controle

Aí você fica bravo com a gente porque o título desse texto fala exatamente sobre ter controle, mas começa pedindo para que as pessoas entendam que não é possível ter sempre controle. Que paradoxo, não? Nem tanto: a ideia aqui é entender que, de fato, nem sempre podemos controlar tudo. Reconhecer isso é uma forma de se estressar menos.

Fonte: Mega Curioso