A origem de 7 sobrenomes brasileiros

A origem de 7 sobrenomes brasileiros

Araújo, Alves, Almeira, Costa, Pereira são alguns desses sobrenomes

Você já deve se ter perguntado qual é a origem do seu sobrenome. Por exemplo, o “Silva”, um dos sobrenomes mais populares no país, surgiu na época o Império Romano e só chegou por aqui com os colonizadores.

Para saber mais sobre a origem dos sobrenomes brasileiros, confira a nossa lista:

1. Araújo

Os Araújos vêm, originalmente, da fronteira entre Espanha e Portugal, mais exatamente da região da Galícia. A primeira pessoa a adotar o sobrenome, muito provavelmente, foi Rodrigues Anes de Araújo, senhor do Castelo de Araújo, por volta do século 13.

2. Alves

É de origem portuguesa, este sobrenome tem um significado interessante e nada óbvio. Isso porque “Alves” se trata de uma abreviação de Álvares, que significa “filho de Álvaro”. Há historiadores que também apontam o nome como advindo de “alvar”, um tipo de carvalho. Logo, Álvares, e consequentemente Alves, podem fazer referência a um lugar cheio de carvalhos.

3. Almeida

Como sobrenome, a origem é de Portugal, mas a origem da palavra é árabe e vem do substantivo “ma¿ida” (“mesa”). Logo, acredita-se que o nome, adotado em Portugal, tenha sentido geográfico e faça referência ao chão plano.

4. Costa

Especialistas apostam em uma origem geográfica para este nome, indicando pessoas que nasciam em locais próximos ao mar, ou seja, à costa.

5. Pereira

Quem primeiro ostentou este sobrenome foi Dom Gonçalo Pereira, no século 13, um rico poderoso e dono da Quinta Pereira. Localizada ao norte de Portugal, a propriedade era destaque na plantação de peras.

6. Souza ou Sousa

Vindo de Portugal, o nome quer dizer “seixos” ou “rochas”. Conforme historiadores, o nome veio de ancestrais visigodos, um dos povos bárbaros mais temidos do norte da Europa. O sobrenome se ilustre no Brasil com Tomé de Souza, o primeiro governador-geral do país.

7. Oliveira

E, como já vimos antes, o nome é derivado de uma árvore, a oliveira, que produz azeitonas. Os registros mais antigos com relação ao nome remetem ao lusitano Pedro de Oliveira, que viveu há mais de 700 anos. Aliás, o brasão da família conta com uma oliveira pintada de verde em destaque.

Fonte: Segredos do Mundo